Dizem que, desde a invenção do Pix, ninguém nunca mais achou dinheiro caído na rua. E a piada não é mero exagero: a proporção de brasileiros que fazem pagamentos via QR code cresceu de 48% em 2020 para 89% em 2024, conforme apontam dados divulgados no estudo "Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil", conduzido pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box.
Nos 30 dias que antecederam a pesquisa, realizada em dezembro de 2024, 75% dos entrevistados disseram ter usado a tecnologia para realizar pagamentos – um aumento significativo em relação aos 64% do ano anterior. Já os pagamentos por aproximação também ganharam tração, saltando de 17% em 2019 para 56% em 2024.
Por outro lado, o uso de dinheiro em lojas físicas caiu de 13% para 8% no último ano, enquanto o smartphone se consolidou como uma alternativa ascendente, com crescimento de 20% para 29%. Os cartões de crédito físicos ainda lideram, mas sua preferência caiu de 63% para 59%.
No comércio móvel (m-commerce), 97% dos usuários de smartphones já realizaram compras por apps ou sites, e 91% fizeram pelo menos uma compra nos últimos 30 dias. A frequência de compras aumentou, com 8% dos entrevistados comprando quase diariamente, e 20% semanalmente. Roupas, calçados, livros e cosméticos são as categorias mais procuradas, e apps como Shopee, Mercado Livre e Amazon lideram as preferências dos consumidores.
Entre os aspectos mais valorizados no m-commerce estão o preço, indicado por 35% dos consumidores, e a conveniência, que é mais apreciada por pessoas das classes A e B. Por outro lado, o custo do frete foi citado como a principal insatisfação, seguido pela impossibilidade de testar produtos e pela demora nas entregas.
Outros destaques do universo móvel
Corridas de carro por aplicativos são amplamente utilizadas, com 88% dos brasileiros já tendo recorrido a apps como Uber e 99. O segmento de delivery de comida também registrou um crescimento expressivo nos últimos anos. Utilizado por 81% dos entrevistados, o iFood domina o mercado.
No setor de entretenimento, 56% dos entrevistados já compraram ingressos por apps, e 62% reservaram hospedagens online. Apps como Booking.com e Airbnb destacam-se nesse segmento.
Nos últimos três anos, a contratação de empréstimos pelo celular aumentou de 26% para 42%, enquanto a de seguros subiu de 14% para 27%. Os seguros automotivos são os mais populares, seguidos por seguros de viagem e de vida.
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