MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Pix alavanca pagamentos por QR Code e dinheiro perde popularidade

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

8 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Pix alavanca pagamentos por QR Code e dinheiro perde popularidade
Pix alavanca pagamentos por QR Code e dinheiro perde popularidade
Pix alavanca pagamentos por QR Code e dinheiro perde popularidade

Dizem que, desde a invenção do Pix, ninguém nunca mais achou dinheiro caído na rua. E a piada não é mero exagero: a proporção de brasileiros que fazem pagamentos via QR code cresceu de 48% em 2020 para 89% em 2024, conforme apontam dados divulgados no estudo "Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil", conduzido pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box.

Nos 30 dias que antecederam a pesquisa, realizada em dezembro de 2024, 75% dos entrevistados disseram ter usado a tecnologia para realizar pagamentos  – um aumento significativo em relação aos 64% do ano anterior. Já os pagamentos por aproximação também ganharam tração, saltando de 17% em 2019 para 56% em 2024. 

Por outro lado, o uso de dinheiro em lojas físicas caiu de 13% para 8% no último ano, enquanto o smartphone se consolidou como uma alternativa ascendente, com crescimento de 20% para 29%. Os cartões de crédito físicos ainda lideram, mas sua preferência caiu de 63% para 59%.

No comércio móvel (m-commerce), 97% dos usuários de smartphones já realizaram compras por apps ou sites, e 91% fizeram pelo menos uma compra nos últimos 30 dias. A frequência de compras aumentou, com 8% dos entrevistados comprando quase diariamente, e 20% semanalmente. Roupas, calçados, livros e cosméticos são as categorias mais procuradas, e apps como Shopee, Mercado Livre e Amazon lideram as preferências dos consumidores.

Entre os aspectos mais valorizados no m-commerce estão o preço, indicado por 35% dos consumidores, e a conveniência, que é mais apreciada por pessoas das classes A e B. Por outro lado, o custo do frete foi citado como a principal insatisfação, seguido pela impossibilidade de testar produtos e pela demora nas entregas.

Outros destaques do universo móvel

Corridas de carro por aplicativos são amplamente utilizadas, com 88% dos brasileiros já tendo recorrido a apps como Uber e 99. O segmento de delivery de comida também registrou um crescimento expressivo nos últimos anos. Utilizado por 81% dos entrevistados, o iFood domina o mercado.

No setor de entretenimento, 56% dos entrevistados já compraram ingressos por apps, e 62% reservaram hospedagens online. Apps como Booking.com e Airbnb destacam-se nesse segmento.

Nos últimos três anos, a contratação de empréstimos pelo celular aumentou de 26% para 42%, enquanto a de seguros subiu de 14% para 27%. Os seguros automotivos são os mais populares, seguidos por seguros de viagem e de vida.

Leia também: A nova era de medição do mobile marketing está nos testes de incrementalidade

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme