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Pesquisa projeta o consumo dos brasileiros durante os Jogos Pan-Americanos

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

15 de set. de 2023

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Notícias

O segundo semestre de 2023 continua trazendo boas oportunidades para marcas que querem investir no universo dos esportes. Após o excelente movimento comercial gerado pela Copa do Mundo Feminina, os olhos do Marketing esportivo se voltam para os Jogos Pan-Americanos, que terão início no dia 20 de outubro.

A ocasião dá aos fãs de esporte a chance de avaliar o desempenho de alguns dos atletas que deverão representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris, em 2024, e por isso, modalidades queridas pelo público, como futebol, vôlei, natação e ciclismo, deverão atrair a atenção dos telespectadores durante os jogos.

Pensando nisso, a YouGov desenvolveu uma pesquisa para mapear quais deverão ser os esportes mais acompanhados pelos brasileiros durante o Pan. A pesquisa aponta que 73,5% da população acompanha ativamente algum esporte ou evento, embora metade deles não pratique nenhuma modalidade esportiva.

Os favoritos das torcidas 

Não é segredo que o futebol é o esporte mais popular no Brasil. No entanto, a pesquisa da YouGov aponta que a maior paixão esportiva nacional não possui a mesma participação de mercado observada em termos de seguidores e fãs: apenas 9,2% da população do país afirma praticar esse esporte.

O ciclismo, a natação e a dança também são relativamente populares entre a população em geral, com uma preferência de 8,4%, 8% e 7,5%, respectivamente, de acordo com o Global Fan Profiles. No caso específico das mulheres, elas são estatisticamente mais propensas (em relação à população em geral e em relação aos homens) a praticar dança (9,3% vs. 7,5% em nível nacional), ginástica (7,5% vs. 5,6%) e biatlo (2,9% vs. 2,7%).

Na divisão por idade, os brasileiros com mais de 55 anos tendem a ter mais interesse do que a média nacional em ginástica (6,9% vs. 5,6%), tênis de mesa (3,5% vs. 3,1%) e corrida de cavalos (1,7% vs. 1,4%). Os brasileiros mais jovens, por outro lado, parecem estar mais interessados do que as outras faixas etárias em natação (10,2% vs. 8% nacionalmente), vôlei (10,1% vs. 6,3%) e remo (1,6% vs. 0,9%).

Para David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, essas informações fornecem às marcas insights valiosos sobre os hábitos e preferências dos consumidores, permitindo-lhes criar estratégias de Marketing mais direcionadas e eficientes para chamar a atenção de novos clientes durante a competição que se aproxima.

Canais digitais ganham força 

Entre a população em geral, a TV tradicional continua sendo o canal preferido para assistir a jogos, partidas e eventos ao vivo. De acordo com a Global Fan Profiles, dois terços da população do país afirmam usar esse canal para consumir esportes. No entanto, os canais digitais estão ganhando terreno: 37,8% assistem a transmissões ao vivo por meio de plataformas on-line, o segundo método mais popular no Brasil.

Semelhante ao que acontece com os esportes acompanhados e praticados, também há diferenças importantes entre os diversos grupos de brasileiros em relação à forma como escolhem consumir eventos esportivos. Por gênero, os homens tendem a assistir a eventos esportivos com mais frequência do que as mulheres em quase todas as situações.

Por idade, entretanto, as diferenças são muito mais perceptíveis, marcando importantes lacunas de geração por tecnologia e ambiente social. Este recorte indica que os brasileiros mais velhos preferem, em sua maioria, usar a TV e o rádio, enquanto os brasileiros de 18 a 35 anos se sentem mais confortáveis com as mídias sociais, assistindo a momentos icônicos dos jogos on-line e se reunindo na casa de amigos e familiares.

Por outro lado, os brasileiros de meia-idade (35 a 54 anos) se sentem mais confortáveis usando aplicativos móveis, descobrindo os resultados no jornal e assistindo aos jogos em bares, restaurantes e outros espaços públicos.  Leia também: O que é Marketing Esportivo?

Hugo Boss - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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