Poucas ferramentas publicitárias superam a boa e velha divulgação boca a boca realizada gratuitamente por consumidores satisfeitos com produtos e serviços adquiridos. Dados levantados pela Beeviral indicam que 98% dos brasileiros acima dos 18 anos já indicaram ou indicariam empresas a amigos e parentes. No entanto, as empresas ainda não estão prontas para explorar esse potencial: no Brasil, apenas 2% das operações possuem um programa estruturado de Member Get Member (MGM).
A boa notícia é que é possível alterar este preocupante panorama a partir da inserção de práticas simples às rotinas operacionais. Nesse sentido, o primeiro passo é investir na qualidade e no significado dos produtos e serviços comercializados.
Mais do que cumprir as funções técnicas ou objetivas para as quais foram projetados, os ativos de uma empresa devem adentrar as barreiras da subjetividade e oferecer aos clientes experiências marcantes, capazes de despertar sensações, resgatar memórias, engatilhar novos desejos e, principalmente, satisfazer os clientes.
O segundo passo diz respeito ao desenvolvimento de um programa bem estruturado de MGM. Embora o movimento de indicação possa ser estimulado a partir da experiência entregue pelos itens do portfólio, os clientes se sentirão ainda mais motivados a indicar uma marca quando ela oferece vantagens e benefícios para cada indicação.
Finalmente, para que os programas de MGM alcancem o máximo potencial, o conhecimento do consumidor sobre a marca é essencial. Neste recorte, o levantamento da Beeviral aponta que 65% dos brasileiros não indicariam produtos e serviços de marcas que não conhecem bem.
Para discutir as peculiaridades deste cenário diverso, Marcelo Pereira, CEO da Beeviral, participou do Clube Mundo do Marketing e detalhou quatro pilares para ampliar as vendas por indicação: divulgação, incentivo, destino e comunicação. O CEO também trouxe insights sobre as formas de diversificar os programas de recompensa, que devem ser pensados a partir de particularidades demográficas dos clientes. Venha para o Clube Mundo do Marketing e junte-se à conversa.
Leia também: Como medir o sucesso de seu programa de Member Get Member
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