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Para 54% dos consumidores, identidade das marcas é fator relevante para o consumo

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

24 de out. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Posicionamento, mensagem, valores e identidade visual: para 54% dos consumidores, o conjunto de elementos identitários de uma marca é um fator significativo, aponta um estudo realizado pela plataforma Guia dos Melhores.

Significativo para quê? De acordo com o estudo, para 27% consideram o fator como um gatilho importante no momento de escolha e de consumo, enquanto 26% afirmam só consumir produtos de marcas com as quais se identificam com a identidade.

Adicionalmente, para 17% dos respondentes, esses quesitos são critério de desempate quando estão na dúvida entre produtos ou serviços; para 14% não é algo tão importante, mas pode interferir na decisão de consumo de um produto. Apenas 6% disseram não considerar esses pontos em suas decisões de compra.

Neste panorama, o debate sobre rebrandings e reposicionamentos ganham um tom diferente. Para Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, grandes marcas investem em suas identidades e em Marketing, e isso pode ser um forte diferencial para marcas menores se destacarem no mercado. Logo, surge a questão: por que elas mudariam alguns dos elementos de sua identidade?

Porque, por vezes, mudanças podem ser significativamente positivas para a percepção do consumidor. Para exemplificar, o Guia dos Melhores destaca o case da Nubank. Ao expandir sua oferta de produtos, o banco aproveitou a oportunidade para renovar aspectos como logo e fontes que foram alterados para trazer a sensação de movimento, em alusão ao momento de transformação da empresa. A manutenção da cor roxa, por sua vez, fez com que as mudanças fossem bem recebidas pelos usuários do banco.

Para 40% dos consumidores ouvidos pela plataforma, as alterações em apresentações de embalagens de produtos são mais impactantes e perceptíveis. Para 22%, o posto de mudanças mais chocantes é ocupado por modificações no logotipo. Já as variações em propagandas e anúncios foram apontadas por 14% dos entrevistados, enquanto as alterações em ícones de celular foram as escolhidas por 12% dos respondentes.

Identidade faz a diferença 

Naturalmente, a identidade de uma marca vai muito além da esfera visual, por si só. Neste panorama, o estudo aponta que 57% dos consumidores se sentem atraídos por marcas capazes de transmitir um compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade em suas comunicações escritas e visuais.

Outros atributos, como possuir uma identidade visual agradável (50%),possuir missão e valores alinhados com o do cliente (43%), estar alinhado com o estilo de vida do consumidor (39%), e ter compromisso com a diversidade (36%), aparecem como motivos pelos quais os consumidores se encantam com a identidade de uma marca.

Da mesma forma, outros elementos identitários, como o atendimento oferecido pela marca, ou a maneira como ela se posiciona diante de acontecimentos corriqueiros, podem ser a diferença entre ganhar e perder milhares de consumidores.

O estudo aponta que o ponto mais determinante para que se deixe de utilizar uma marca da qual se costumava consumir é o mau atendimento ou suporte por parte da empresa, gatilho de abandono determinante para 57% dos entrevistados. Para 55%, o principal motivo para o rompimento é o aumento de preço dos produtos ou serviços. Finalmente, alterações na composição do produto, como mudanças de ingredientes ou de materiais, citadas por 52%, fecham o Top 3.

O estudo também perguntou aos respondentes sobre as marcas mais lembradas em termos de posicionamento e identidade, levando em consideração pontos como nome, logotipo, aparência, propósito, mensagem e valores.

As marcas mais citadas pelos entrevistados foram Coca-Cola, com 45 indicações; Natura, com 38; Nike, com 33; Nestlé, com 30; Omo e Apple, com 16; O Boticário, com 15, e Adidas, com 10 menções.

Leia também: Rebranding ou reset? Eis o X da questão

ClickBus - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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