Olimpíadas de Paris deve ampliar a prática esportiva no planeta Ian Cândido 22 de julho de 2024

Olimpíadas de Paris deve ampliar a prática esportiva no planeta

         

Estudo global conduzido pela Ipsos aponta que 55% das pessoas se sentem motivadas a participar de atividades esportivas após assistir aos jogos

Olimpíadas de Paris deve ampliar a prática esportiva no planeta
Publicidade

82% dos internautas brasileiros acreditam que as Olimpíadas têm o poder de inspirar a próxima geração a praticar esportes, dois pontos percentuais acima da média global de 80%. É o que aponta o estudo global “Attitudes to the 2024 Paris Games”, conduzido pela Ipsos.

Globalmente, 55% das pessoas afirmam que os Jogos os inspiram pessoalmente a participar de atividades esportivas. A tendência é maior entre os jovens, especialmente a Geração Z (61%) e os Millennials (62%), com a inspiração sendo mais pronunciada na Ásia-Pacífico e América Latina.

No quesito fonte de inspiração para a prática esportiva, a pesquisa aponta que 58% dos homens e 52% das mulheres globalmente afirmam que as Olimpíadas os inspiram a participar de atividades esportivas.

Preferências dos telespectadores

O futebol surge como o esporte de maior interesse na média global dos 33 países pesquisados, com 28% dos entrevistados demonstrando entusiasmo. Na América Latina, o interesse por esse esporte é ainda maior, com países como Argentina (55%), Peru (50%) e Colômbia (47%) entre os maiores destaques.

Publicidade

No entanto, os brasileiros demonstraram mais interesse em acompanhar o vôlei, que com 41% das menções é o esporte mais citado no país, a frente do futebol, que tem 39% das menções, seguido pela ginástica artística (31%). Cabe ressaltar que a Seleção Masculina de Futebol não se classificou para representar o país em Paris.

Os interesses variam também na escolha dos eventos favoritos. Entre os homens, os esportes mais populares são futebol (35%), atletismo (28%), basquete (17%), vôlei (16%) e boxe (15%). Já entre as mulheres, os eventos mais aguardados são ginástica (28%), esportes aquáticos (24%), atletismo (23%), futebol (21%) e vôlei (16%).

Os esportes mais populares também variam conforme os diferentes grupos etários: a Geração Z prefere futebol, vôlei, atletismo, ginástica e esportes aquáticos; os Millennials também se interessam por futebol, atletismo, ginástica, esportes aquáticos mais o vôlei.

A Geração X cita, nesta ordem, atletismo, futebol, ginástica, esportes aquáticos e vôlei, enquanto os Baby Boomers são mais interessados por atletismo, futebol, ginástica, esportes aquáticos e tênis.

União e promoção da paz

A promoção da paz, a integração e a união entre os países são metas que compõem o principal objetivo das Olimpíadas. Mas a crença sobre a eficácia deste propósito tende a variar entre diferentes países. Por aqui, 77% dos internautas entrevistados pela Ipsos no acreditam que os jogos de Paris serão “uma oportunidade importante para o mundo se unir”.

Embora ligeiramente superior à média global (75%) de aceitação à teoria, o número fica muito atrás em comparação aos países mais “otimistas”. Na Indonésia, por exemplo, 92% dos entrevistados disseram acreditar no poder curativo das Olimpíadas em um cenário marcado por tensões e conflitos internacionais.

Curiosamente, os brasileiros entrevistados pela Ipsos acreditam mais no alívio de problemas internacionais do que na promoção da paz no próprio país: apenas 67% dos respondentes acreditam que os Jogos poderão unir a população nacional – uma crença menos acentuada no país sede, a França, com 54%, atrás apenas de Alemanha (51%) e Polônia (46%).

Leia também: Marketing de emboscada: o que marcas devem fazer para evitar infrações?

Sport Track Clube Mundo do Marketing


Publicidade