MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Olimpíadas de Paris deve ampliar a prática esportiva no planeta

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

22 de jul. de 2024

CATEGORIA

Notícias

82% dos internautas brasileiros acreditam que as Olimpíadas têm o poder de inspirar a próxima geração a praticar esportes, dois pontos percentuais acima da média global de 80%. É o que aponta o estudo global "Attitudes to the 2024 Paris Games", conduzido pela Ipsos.

Globalmente, 55% das pessoas afirmam que os Jogos os inspiram pessoalmente a participar de atividades esportivas. A tendência é maior entre os jovens, especialmente a Geração Z (61%) e os Millennials (62%), com a inspiração sendo mais pronunciada na Ásia-Pacífico e América Latina.

No quesito fonte de inspiração para a prática esportiva, a pesquisa aponta que 58% dos homens e 52% das mulheres globalmente afirmam que as Olimpíadas os inspiram a participar de atividades esportivas.

Preferências dos telespectadores

O futebol surge como o esporte de maior interesse na média global dos 33 países pesquisados, com 28% dos entrevistados demonstrando entusiasmo. Na América Latina, o interesse por esse esporte é ainda maior, com países como Argentina (55%), Peru (50%) e Colômbia (47%) entre os maiores destaques.

No entanto, os brasileiros demonstraram mais interesse em acompanhar o vôlei, que com 41% das menções é o esporte mais citado no país, a frente do futebol, que tem 39% das menções, seguido pela ginástica artística (31%). Cabe ressaltar que a Seleção Masculina de Futebol não se classificou para representar o país em Paris.

Os interesses variam também na escolha dos eventos favoritos. Entre os homens, os esportes mais populares são futebol (35%), atletismo (28%), basquete (17%), vôlei (16%) e boxe (15%). Já entre as mulheres, os eventos mais aguardados são ginástica (28%), esportes aquáticos (24%), atletismo (23%), futebol (21%) e vôlei (16%).

Os esportes mais populares também variam conforme os diferentes grupos etários: a Geração Z prefere futebol, vôlei, atletismo, ginástica e esportes aquáticos; os Millennials também se interessam por futebol, atletismo, ginástica, esportes aquáticos mais o vôlei.

A Geração X cita, nesta ordem, atletismo, futebol, ginástica, esportes aquáticos e vôlei, enquanto os Baby Boomers são mais interessados por atletismo, futebol, ginástica, esportes aquáticos e tênis.

União e promoção da paz

A promoção da paz, a integração e a união entre os países são metas que compõem o principal objetivo das Olimpíadas. Mas a crença sobre a eficácia deste propósito tende a variar entre diferentes países. Por aqui, 77% dos internautas entrevistados pela Ipsos no acreditam que os jogos de Paris serão “uma oportunidade importante para o mundo se unir”.

Embora ligeiramente superior à média global (75%) de aceitação à teoria, o número fica muito atrás em comparação aos países mais “otimistas”. Na Indonésia, por exemplo, 92% dos entrevistados disseram acreditar no poder curativo das Olimpíadas em um cenário marcado por tensões e conflitos internacionais.

Curiosamente, os brasileiros entrevistados pela Ipsos acreditam mais no alívio de problemas internacionais do que na promoção da paz no próprio país: apenas 67% dos respondentes acreditam que os Jogos poderão unir a população nacional – uma crença menos acentuada no país sede, a França, com 54%, atrás apenas de Alemanha (51%) e Polônia (46%).

Leia também: Marketing de emboscada: o que marcas devem fazer para evitar infrações?

Sport Track Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme