As ferramentas baseadas no modelo de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) - como ChatGPT, Midjourney e Dall-E - estão fazendo a diferença na rotina de CMOs em várias partes do mundo. Para 93% dos executivos de Marketing, o emprego destes recursos trouxe melhorias positivas para a organização do trabalho, enquanto 91% relataram um impacto positivo em relação à produtividade, conforme aponta um relatório divulgado pelo Boston Consulting Group (BCG).
Quando solicitados a selecionar as palavras que melhor descrevem seus sentimentos sobre GenAI, a maioria dos entrevistados indicou sensações positivas, como otimismo (74%), confiança (71%) e curiosidade (63%). Quanto aos benefícios do uso prático das ferramentas de GenAI, dois terços (67%) dos respondentes comentaram que o maior foco de uso da IA generativa é a personalização, seguida por geração de insights (51%) e criação de conteúdo (49%).
Em contrapartida, 35% selecionaram a palavra preocupação e 11% selecionaram ansiedade. Segundo o BCG, 81% dos entrevistados acreditam que a regulamentação da inteligência artificial generativa é necessária e 77% afirmaram que suas empresas estarão sujeitas a regulamentações nos próximos dois anos.
Além disso, quase todos os executivos relataram que suas organizações implementaram programas de IA responsável, visando mitigar os inúmeros riscos de uma IA não gerenciada, incluindo vazamentos de dados, violação de direitos autorais, resultados tendenciosos, fraude e IA oculta - uma situação que surge quando as pessoas usam ferramentas externas sem orientação e supervisão adequadas.
A análise do BCG contou a participação de mais de 200 CMOs, de diversos setores, na Ásia, Europa e América do Norte. A partir dos benefícios e preocupações observados no estudo, o Grupo selecionou três insights que devem contribuir para melhorar o relacionamento entre CMOs e as ferramentas de GenAI:
Experimente: Líderes sêniores devem testar o potencial da tecnologia em primeira mão, mergulhando e explorando seus recursos. CMOs também devem incentivar suas equipes a identificar aplicativos valiosos, experimentar modelos e começar a criar casos de uso transformadores.Busque resultados: CMOs devem identificar e priorizar casos que podem se tornar uma fonte de vantagem competitiva por meio da GenAI.Implemente o uso responsável da IA: Os programas de IA responsável de uma organização devem considerar aspectos éticos, legais e tecnológicos da GenAI.Leia também: Como o Chat GPT está levando o comércio conversacional brasileiro para o futuro
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