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O papel do Inbound no Marketing de Performance

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

15 de out. de 2020

CATEGORIA

Performance

No Marketing tradicional é comum haver uma certa diferenciação entre os olhares das áreas de criação e de performance. De certa forma, a Publicidade fica responsável pelas “big ideas”, focadas no posicionamento da marca e no reforço dos diferenciais do produto ou serviço, enquanto a área de Planejamento (ou Inteligência de Marketing) traça planos e metas para aumentar a performance de vendas e de market share.

Com a ascensão da internet, o Inbound Marketing surge como uma tática capaz de equacionar perfeitamente os fatores criatividade e performance.

No Inbound, de um lado a criatividade já nasce com o propósito de conduzir o cliente em cada etapa da jornada de decisão – atração, consideração, venda e engajamento - e não mais somente em uma comunicação promocional e/ou focada em Awareness.

Do outro, as ferramentas tecnológicas de automação permitem enviar ao cliente em potencial a mensagem certa no momento exato da sua jornada de compra, mensurar os resultados de todo o caminho, avaliar o engajamento do público com as peças criativas e tangiblizar a conversão em vendas.

Foco na performance

Em um mercado cada vez mais inserido na economia digital, as ferramentas de Inbound, como Marketing de Conteúdo, SEO, E-mail Marketing e Redes Sociais, vêm ajudando micro, pequenas, médias e grandes empresas a aumentarem a visibilidade de suas marcas, a atrair novos clientes e a fechar mais negócios.

Em pleno 2020, sua empresa provavelmente tem presença na internet e usa o Inbound para atrair o consumidor e aumentar suas vendas. Mas será você está obtendo o máximo de resultado possível com o Inbound Marketing?

O Marketing de Performance é a melhor forma de mensurar e potencializar os investimentos nos ambientes digitais. No entanto, isso só se torna possível quando se trabalha por meio de uma visão sistêmica das ferramentas Inbound, sob a perspectiva de alta performance em cada uma delas e sempre com base na jornada de compras do consumidor.

A partir daqui você vai entender a importância da convergência entre as ferramentas de Inbound para o alcance da alta performance nos resultados.

Site: muito além do cartão de visitas

Houve um tempo em que um website empresarial funcionava como um cartão de visitas na internet, com a finalidade de apresentar a empresa ao visitante e dispor seus contatos para atrair o cliente para um atendimento convencional, ou seja, de forma presencial ou por telefone.

Hoje, muito mais do que uma mera vitrine de produtos e serviços, o site deve ser o ponto focal do Marketing de Performance, com estratégias de geração de leads que estimulem o visitante a deixar seus dados de contato e informações sobre o seu perfil, para que seja possível estabelecer um relacionamento proativo com base nas jornada de compra, e possibilitar o uso de ferramentas de automação de alta performance.

Além disso, o site precisa oferecer conteúdo de valor e uma experiência de navegação agradável, ágil e que se adapte bem aos dispositivos móveis.

Marketing de Conteúdo e SEO

Além de ser a forma mais barata de gerar tráfego para o site, um bom posicionamento de uma empresa, produto ou serviço nas plataformas de pesquisas é o que mais converte em vendas (até 7 vezes mais do que mídias pagas) e é o que mais gera autoridade para uma marca em relação a sua concorrência.

Em um ambiente de altíssima competitividade como o Google, as estratégias de SEO se tornam fundamentais para quem busca alta performance nas buscas orgânicas. Mas para que que os resultados dessas estratégias sejam realmente eficientes, é preciso que o site seja um hub de conteúdo de qualidade, ou seja, que converse com as dores dos clientes e ofereça soluções de valor.

Em outras palavras, produzir conteúdo para o site não basta.  É necessário oferecer conteúdo que agregue valor aos clientes, com base em uma estratégia de personas bem definidas e com respostas assertivas para cada fase da jornada do consumidor.

Mídia Online

O investimento em anúncios no Google, sites de referências e redes sociais é uma solução mais dispendiosa financeiramente, mas capaz de gerar resultados mais rápidos.

Ferramentas inteligentes de automação usadas no Marketing de Performance permitem uma otimização dos gastos em mídia por meio de sistemas de pagamento de anúncios como o CPA (Custo por Aquisição), no qual o anunciante é cobrado somente quando uma conversão é efetuada no site da empresa.

Mesmo assim, para que a estratégia tenha alta eficácia é preciso que os investimentos sejam direcionados nos canais certos e com o uso de uma mensagem adequada a cada etapa do funil de vendas.

Um profissional especializado é capaz de direcionar os investimentos em mídia de forma eficiente, combinando a relevância dos canais e a qualidade das mensagens, de forma a impactar as personas promovendo o aumento da visibilidade da marca, oferecendo as informações certas sobre os produtos e serviços e produzindo bons CTAs.

Visão sistêmica e automação

O Marketing de Performance possibilita escala e automação das estratégias de marketing. Por meio de ferramentas tecnológicas, você terá ganhos extraordinários em agilidade no tempo de resposta para oferecer o conteúdo personalizado ao consumidor de acordo com o seu estágio na jornada de compras, na mensuração de resultados, no alinhamento de métricas e no controle de ROI.

No entanto, a automação não basta por si só. O sucesso digital de uma marca depende de uma visão sistêmica do uso ferramentas de Inbound e o uso de uma inteligência de mercado para a promoção de resultados mais expressivos e de constante progressão.


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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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