MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

O licenciamento de produtos e marcas fortalece o e-commerce

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

19 de mai. de 2020

CATEGORIA

Performance

Com a quarentena, os comércios fechados e as pessoas em casa, serviços e produtos saíram dos balcões de vendas e das prateleiras para as vitrines virtuais. O comércio eletrônico ganhou força e vem crescendo aceleradamente.

Diante deste cenário, muitas empresas encontraram nas marcas, uma oportunidade no meio da crise. O futebol é um exemplo. Com a suspensão dos jogos, os clubes estão se reinventando e aproveitando o momento para lançar novos produtos por meio da licença da própria marca - para ajudar no combate a covid-19, o Flamengo lançou uma linha de álcool em gel e máscaras.

Mas afinal, como esta estratégia do licenciamento de produtos, especialmente de marcas, pode ser realmente vantajosa?

Para o licenciado, a parte autorizada a utilizar a marca em seus produtos, há um ganho com a rentabilidade gerada pela força da marca e a fruição de um canal de distribuição ampliado. Ou seja, a marca alavanca o negócio do licenciado, e aumenta a possibilidade de distribuição dos produtos e o engajamento do público alvo.

Já a parte que autoriza o uso da marca mediante remuneração, o licenciante, tem como principal vantagem a possibilidade de delegar ao licenciado a tarefa de gerar receita com os produtos, enquanto decide focar no desenvolvimento e fortalecimento da marca, aumentando seu valor no mercado.

É exatamente o que a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens – ABRAL destaca sobre o poder do licenciamento de produtos e de marcas.

Segundo a organização, o reconhecimento do público-alvo, a diferenciação em relação aos concorrentes, a rentabilidade através de margens mais altas pela força da marca, a entrada facilitada nos canais de distribuição e o fortalecimento da marca da empresa são as principais vantagens do licenciamento.

Assim, um bom contrato de licença entre as partes, permite que ambas as empresas sobrevivam, atingindo consumidores em diversas localidades, sendo esse um dos maiores benefícios do e-commerce.

Hoje, qualquer pessoa consegue comprar qualquer produto com apenas alguns cliques, do próprio smartphone. Essa facilidade permite a ampliação das atividades paralelas de uma empresa, como ocorre no meio esportivo. Em 2016, o Palmeiras aumentou suas receitas ao licenciar diversos produtos, dentre eles uma linha de relógios.

Em suma, o licenciamento é uma ferramenta poderosa, que pode ser utilizada pelas empresas em diversas frentes, sempre lembrando que a relação entre as partes deve ser formalizada em um contrato redigido por profissionais, evitando problemas ao longo do relacionamento.


COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Performance

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme