MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

O impacto do conteúdo nas vendas online: estudo será lançado pela Web Estratégica

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

4 de jun. de 2025

CATEGORIA

Branded Content

A Web Estratégica, consultoria de SEO e Marketing de Conteúdo referência no Brasil, está prestes a lançar um estudo inédito sobre o papel do conteúdo na jornada de compra online.

A partir de entrevistas com executivos de grandes empresas do varejo somadas à sua experiência com marcas como Magalu, Electrolux, Netshoes e Leroy Merlin, a Web Estratégica mapeou como o conteúdo impacta diferentes momentos da jornada de compra e como grandes players estão usando esse ativo para gerar mais conversões.

Conteúdo em cada etapa da jornada de compra

A jornada de compra não é linear e vem se tornando cada vez mais complexa e personalizada. Internet, redes sociais e, mais recentemente, a inteligência artificial são alguns exemplos de elementos que trouxeram complexidade para a decisão de compra. No entanto, o conteúdo continua sendo peça central nesse cenário.

Segundo um estudo realizado pela Web Estratégica utilizando dados internos, usuários que passam pelo hub de conteúdo geram até 39% mais conversões no e-commerce.

Rafael Rez, CMO da empresa, afirma que muitas marcas no varejo poderiam gerar mais mais conversões se utilizassem todo o potencial do conteúdo. “E-commerces costumam ver conteúdo como descrições de produtos ou posts em blogs. Mas existem várias outras oportunidades para a inclusão de conteúdo que ajuda o consumidor a tomar a melhor decisão de compra. O verdadeiro objetivo do conteúdo no e-commerce é justamente esse: ajudar o cliente a comprar” afirma Rafael.

Entre os exemplos citados pelo executivo, estão tutoriais, guias de compra, perguntas frequentes (FAQs), comparativos entre produtos e páginas de categorias.

O papel do conteúdo na jornada de compra online

A diversidade de formatos de conteúdo e de diferentes objetivos do usuário durante a jornada de compra gera complexidade e dúvidas para profissionais do setor:


  • Como o conteúdo efetivamente contribui para as vendas no e-commerce?

  • Como as grandes marcas do varejo utilizam o conteúdo em suas estratégias de aquisição e retenção e como isso se integra à estratégia de marketing como um todo?

  • Quais são as particularidades do conteúdo em cada etapa da jornada de compra?

  • Quais cuidados as empresas que dominam o cenário de vendas online precisam ter na criação de conteúdo?

O estudo “O papel do conteúdo na jornada de compra online” é uma iniciativa da Web Estratégica para responder a essas questões.

São duas fontes de dados principais. Foram realizadas entrevistas com executivos de grandes marcas do varejo nacional que utilizam conteúdo de forma consistente em suas estratégias. Além disso, os especialistas da Web Estratégica contribuíram com suas análises, trazendo a perspectiva de atuação em grandes projetos de SEO para e-commerce no Brasil e no exterior.

Com isso, foi possível ter uma panorama sobre como o conteúdo é utilizado no e-commerce, suas diferentes aplicações ao longo da jornada de compra e seu impacto para as marcas.

As visões, experiências e opiniões dos executivos, assim como estudos de mercado, serão compilados em um material exclusivo que será lançado no Fórum E-commerce Brasil 2025. Além do lançamento presencial no stand da Web Estratégica, é possível se cadastrar no site da empresa para receber o estudo em primeira mão na data de lançamento.

COMPARTILHAR ESSE POST

Branded Content

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar