MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Nuvem híbrida se destaca como tendência de armazenamento de dados no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

22 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Nuvem híbrida se destaca como tendência de armazenamento de dados no Brasil
Nuvem híbrida se destaca como tendência de armazenamento de dados no Brasil
Nuvem híbrida se destaca como tendência de armazenamento de dados no Brasil

O uso da nuvem híbrida continua em ascensão no Brasil. É o que sugere a pesquisa “The State of Enterprise AI and Modern Data Architecture”, da Cloudera, que contou com a participação de mais de mil diretores de TI, executivos de alto escalão e vice-presidentes. Os profissionais citaram a segurança dos dados (80%), flexibilidade (67%) e custo-benefício (57%) como as principais vantagens do recurso.

A nuvem híbrida é uma solução de computação que combina dois ou mais tipos de infraestrutura de nuvem: a pública e a privada. Em termos simples, ela permite que as empresas utilizem tanto servidores de nuvem pública, como os oferecidos por gigantes como Amazon Web Services (AWS) ou Microsoft Azure, quanto suas próprias nuvens privadas, que são ambientes de TI exclusivos e controlados pela própria organização.

O funcionamento da nuvem híbrida se baseia na integração desses dois ambientes, permitindo que os dados e as aplicações sejam compartilhados e movidos entre eles de maneira coordenada e segura. Isso oferece flexibilidade, já que as empresas podem escolher o que hospedar em cada tipo de nuvem com base em necessidades específicas.

Segundo Rubia Coimbra, GVP América Latina da Cloudera, a reunião destas características específicas fazem da nuvem uma solução para muitas questões enfrentadas pelas empresas, pois a combinação das vantagens de outros modelos de nuvem oferece segurança e integridade para dados sensíveis. Essa proteção, reforçou a especialista, é crítica para a garantia de decisões assertivas.

O estado da IA corporativa

O progresso na adoção da IA corporativa também aparece entre os destaques da pesquisa. Entre os modelos mais utilizados, 75% das empresas entrevistadas já adotam IA generativa, 46% utilizam aprendizado supervisionado e 44% fazem uso do deep learning. Mas ainda existem obstáculos significativos para uma implementação mais ampla da tecnologia.

Entre os principais desafios identificados, 60% dos entrevistados consideram o custo elevado de implementação um grande obstáculo. Outros 60% apontaram a falta de profissionais qualificados como um entrave, enquanto 40% enfrentam dificuldades relacionadas à segurança e compliance.

Na avaliação de Rúbia, os dados demonstram que as empresas estão ávidas para incorporar a IA em suas rotinas e resolver desafios antigos, mas o mercado, como um todo,  ainda arranha a superfície do que a IA pode oferecer. Neste cenário, algumas das barreiras citadas pelos profissionais são esperadas, pois essa realidade ainda está em construção, tanto para o mercado quanto para as empresas.

Leia também: AX4B destaca os benefícios do backup na nuvem para as PMEs brasileiras

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme