Primeiro, o NFL In Brasa, watch party oficial do Super Bowl; depois, a confirmação do primeiro jogo da liga esportiva mais rica do planeta a ser sediado no Brasil. Como já deu para notar, a National Football League está se esforçando para ganhar terreno em mercados internacionais, e este objetivo tem o Brasil como um dos principais caminhos de expansão.
E há um bom motivo por trás do interesse: o futebol americano conta com 37 milhões de interessados no país, de acordo com dados disponibilizados pelo Ibope Repucom. Já a NFL constatou, por pesquisa própria, que mais de oito milhões desses fãs são ávidos. Nas redes sociais, perfis dedicados ao público brasileiro estão na liderança do ranking entre os mercados internacionais da liga, considerando as plataformas Instagram e TikTok.
Somando a vontade da NFL em transformar o Brasil em um importante palco para o crescimento da modalidade ao desejo dos fãs de interagir de formas mais significativas com o esporte da bola oval, marcas ganham excelentes oportunidades para dialogar com um público em ascensão.
No país, a Liga conta com quatro patrocinadores regionais oficiais: XP Investimentos, Perdigão, KFC e Pizza Hut - o que não significa que outras marcas não possam aproveitar o hype gerado pela expansão do esporte.
Cacau Show
Curiosamente, os ovos de Páscoa muito se assemelham, em formato e em cor, às bolas utilizadas no futebol americano. E após fechar um contrato de licenciamento com a NFL, a Cacau Show desenvolveu o Ovo Chocoesportes NFL, que presenteia os fãs de futebol americano com uma mini bola de 15 centímetros com a marca da liga.
Segundo Lilian Rodrigues, diretora de Marketing da Cacau Show, o licenciamento com a NFL foi um importante passo para a entrada da marca no mundo do futebol americano. O movimento amplia o catálogo da linha Chocoesportes, braço de produtos dedicados ao mundo esportivo.
O acordo entre NFL e Cacau Show foi conduzido pela Destra, agência que trabalha com a liga desde o ano passado. Segundo Luiz Gianfratti, Chief Licensing Officer da empresa, o projeto com a Cacau Show é o primeiro de diversos lançamentos previstos para 2024.
Esforços de expansão
A NFL começa a exibir nesta quarta-feira, 21, nas redes sociais administradas pela NFL Brasil, peças da campanha “Nascidos para Jogar”. A campanha visa levar a mercados estrangeiros a mensagem de que o futebol americano pode ser jogado em qualquer lugar do planeta e por qualquer pessoa que queira praticar o esporte.
A ação, produzidas pela, Effect Sport, agência oficial da NFL no Brasil desde 2015, é composta por quatro episódios que apresentam como é o jogo em solo nacional e mostram a motivação e os sonhos de personagens brasileiros, visitando quatro palcos remotos em diferentes regiões: Manaus, Recife, Belo Horizonte e a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Segundo o diretor de conteúdo e mídia da Effect Sport, Marcelo Paiva, a equipe percorreu o país para mostrar como o futebol americano é praticado por aqui, em diversos locais e diferentes culturas. As peças mostrarão desde jovens jogando na Rocinha, uma das maiores favelas do país, até a modalidade sendo jogada por uma equipe feminina em Manaus.
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