A Nespresso e a Natura Ekos se uniram em uma parceria que fará com que as bisnagas das polpas hidratantes para as mãos Ekos Castanha sejam feitas com o alumínio proveniente das cápsulas recicladas de Nespresso. O primeiro lote do produto estará disponível nas lojas próprias da Natura a partir de 28 de outubro, no Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio.
As bisnagas passam a ser 100% de alumínio reciclado, sendo 10% desse volume oriundo das cápsulas Nespresso, o que representa um reaproveitamento de mais de duas toneladas de cápsulas ao ano. Empresas B certificadas, Nespresso e Natura estão comprometidas com a expansão da parceria, tendo como objetivo aumentar não apenas a porcentagem de alumínio proveniente das cápsulas na composição das embalagens, mas também o portfólio de embalagens de produtos Ekos desenvolvidos a partir de cápsulas Nespresso.
De acordo com Tatiana Ponce, CMO da Natura, a cooperação entre as duas companhias representa um movimento importante em direção à circularidade e ao fomento da regeneração do planeta, além de estar em linha com histórico de sustentabilidade de Natura Ekos.
A parceria responde também a um perfil cada vez mais consciente de consumo, oferecendo produtos que entregam não apenas qualidade, mas também respeito pela natureza e comunidades.
De acordo com o levantamento de 2023 realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% dos brasileiros adotam hábitos de consumo consciente e sustentável. Entre as práticas adotadas, estão separar o lixo para reciclagem e escolher empresas responsáveis.
Há quase 25 anos, a linha atua em prol da conservação da Amazônia e da valorização das comunidades da floresta. Tatiana explicou que, diante do atual cenário de emergência climática, as empresas precisam se unir para criar soluções regenerativas e inovadoras para desafios socioambientais, visando uma relação mais harmoniosa entre as pessoas e a natureza.
Mariana Marcussi, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil, afirmou que a marca está buscando novas maneiras de contribuir para uma cadeia que respeite ainda mais o meio ambiente e as comunidades. Marcussi contou ainda que a união com a Natura mostra como a criatividade e inovação, aliadas a propósitos sólidos, transformam desafios socioambientais em oportunidades para gerar impacto positivo.
Economia circular
Além da utilização de cápsulas recicladas nas embalagens, a parceria também abre as portas das 34 boutiques Nespresso em todo Brasil para a coleta e destinação adequadas dos produtos Natura Ekos que utilizam embalagens de alumínio.
Tanto as bisnagas quanto as cápsulas coletadas serão enviadas para o Centro de Reciclagem da Nespresso, no município de Osasco (SP). Nesse processo, a borra do café Nespresso é mecanicamente separada do alumínio e reaproveitada para a produção de compostos orgânicos por meio do projeto Nespresso Hortas, enquanto o alumínio volta para a cadeia siderúrgica e se transforma em novos objetos.
Impulsionar e fortalecer uma economia regenerativa e circular é um propósito em comum entre as duas empresas. Na Natura, essa meta está presente em sua Visão 2030, chamada de Compromisso com a Vida. Até o fim da década, a companhia pretende tornar 100% de suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis -- até então, esse objetivo foi alcançado em 86,2% do seu portfólio de produtos.
Já a Nespresso tem como meta até 2030 alcançar 60% de taxa de reciclagem das suas cápsulas a nível global. A empresa está fortemente comprometida em gerar impacto positivo em toda a cadeia, atuando desde o campo, com seu Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, até o pós-consumo.
Leia também: Reputação e imagem de marca em tempos de ESG
COMPARTILHAR ESSE POST