MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Metade dos brasileiros deixa de comprar por falta de segurança digital

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

11 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Metade dos brasileiros deixa de comprar por falta de segurança digital
Metade dos brasileiros deixa de comprar por falta de segurança digital
Metade dos brasileiros deixa de comprar por falta de segurança digital

A digitalização do consumo segue avançando, mas a segurança ainda é um obstáculo para muitos consumidores. Segundo o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024 da Serasa Experian, 48% dos brasileiros já desistiram de uma compra online por falta de confiança no site ou aplicativo. Apesar disso, o volume de transações digitais continua crescendo, com um aumento de 1,6 ponto percentual em 2024 na comparação com o ano anterior.

O estudo também aponta uma queda na percepção de segurança: a crença de que as empresas adotam medidas eficazes para prevenir fraudes caiu de 51% para 43%. Os principais receios citados pelos consumidores ao comprar online incluem o medo de adquirir produtos em sites falsos (41%), sofrer fraudes com uso indevido de dados (41%) e ter informações pessoais vazadas (37%).

Diante desse cenário, soluções de autenticação se tornam cada vez mais relevantes. O uso de biometria física, como reconhecimento facial, impressão digital e reconhecimento de voz, cresceu de 59% em 2023 para 67% em 2024. A tecnologia é vista como confiável por 71,8% dos entrevistados, enquanto a biometria comportamental — que analisa padrões de digitação, pressão na tela e variações na voz — ainda gera dúvidas e é considerada segura por apenas 48,6%.

Para Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, as empresas precisam investir em soluções robustas para garantir a confiança do consumidor e mitigar riscos. “A biometria física é uma solução confiável, mas a segurança digital eficaz exige uma estratégia em camadas. Com o uso de análise de dispositivos, verificação documental e inteligência analítica, é possível detectar fraudes sem comprometer a experiência do usuário”, destaca Rocha.

Com o aumento das tentativas de fraude no Brasil — que ultrapassaram um milhão de casos em novembro de 2024, segundo a Serasa Experian —, garantir a segurança das transações online se tornou um desafio urgente. Empresas que investirem em tecnologias de identificação avançadas tendem a conquistar a confiança do consumidor e impulsionar ainda mais o crescimento das compras digitais.

Leia também: 4 benefícios da Inteligência Artificial para a segurança digital

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme