MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Meta abandona verificação de fatos no Facebook e Instagram

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

7 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Meta abandona verificação de fatos no Facebook e Instagram
Meta abandona verificação de fatos no Facebook e Instagram
Meta abandona verificação de fatos no Facebook e Instagram

A Meta está reformulando sua abordagem de moderação de conteúdo, abandonando os verificadores de fatos de terceiros em favor de um programa inspirado no X, com a implementação do “Notas da Comunidade”. A mudança foi anunciada pelo novo chefe de políticas da empresa, Joel Kaplan. Além disso, a Meta transferirá suas equipes de confiança e segurança da Califórnia para o Texas, uma medida que segue a tendência de descentralização observada em outras grandes empresas de tecnologia.

De acordo com a Meta, a abordagem do “Notas da Comunidade”, que será lançada primeiro nos Estados Unidos nos próximos meses, foi inspirada pelo sucesso do X em capacitar sua comunidade para identificar mensagens enganosas. Em vez de exibir alertas em tela cheia, como ocorre atualmente, o Meta usará um rótulo discreto para indicar que há informações adicionais disponíveis. 

A intenção é fornecer mais contexto sobre o conteúdo sem impor uma moderação excessiva. O programa será baseado no consenso entre pessoas com diferentes perspectivas, buscando evitar viés e proporcionar um modelo mais inclusivo e colaborativo.

Impacto das mudanças

As mudanças vêm sendo vistas como uma resposta às críticas de que a censura de conteúdo pode ocorrer, afetando até as mesmas propostas inofensivas. A empresa também argumentou citando usuários cujas contas foram restringidas e demoraram a receber respostas, o que causou ajustes no sistema de moderação. Além disso, a Meta anunciou uma reavaliação de políticas em relação a tópicos como imigração e identidade de gênero, e um retorno gradual do conteúdo político nos feeds do Facebook, Instagram e Threads, de forma personalizada.

Embora os sistemas automatizados de moderação ainda sejam utilizados, a Meta informou que seu foco será maior em assuntos mais graves, como terrorismo, exploração sexual infantil, fraudes e golpes. Conteúdos que violam políticas menos severas devem ser detectados e denunciados pelos usuários antes de qualquer ação ser tomada pela Meta, que também está descartando a maioria dos sistemas de previsão automática de notificação.

Essas mudanças refletem uma tentativa de alinhar a Meta ao compromisso com a liberdade de expressão defendida por Mark Zuckerberg. A empresa, agora, busca estar mais vigilante quanto ao impacto de suas políticas na liberdade de expressão e estar disposta a revisar suas abordagens sempre que necessário.

Leia também: 9 tendências de IA para 2025, segundo a IBM

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme