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Meta abandona verificação de fatos no Facebook e Instagram

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

7 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Meta abandona verificação de fatos no Facebook e Instagram

A Meta está reformulando sua abordagem de moderação de conteúdo, abandonando os verificadores de fatos de terceiros em favor de um programa inspirado no X, com a implementação do “Notas da Comunidade”. A mudança foi anunciada pelo novo chefe de políticas da empresa, Joel Kaplan. Além disso, a Meta transferirá suas equipes de confiança e segurança da Califórnia para o Texas, uma medida que segue a tendência de descentralização observada em outras grandes empresas de tecnologia.

De acordo com a Meta, a abordagem do “Notas da Comunidade”, que será lançada primeiro nos Estados Unidos nos próximos meses, foi inspirada pelo sucesso do X em capacitar sua comunidade para identificar mensagens enganosas. Em vez de exibir alertas em tela cheia, como ocorre atualmente, o Meta usará um rótulo discreto para indicar que há informações adicionais disponíveis. 

A intenção é fornecer mais contexto sobre o conteúdo sem impor uma moderação excessiva. O programa será baseado no consenso entre pessoas com diferentes perspectivas, buscando evitar viés e proporcionar um modelo mais inclusivo e colaborativo.

Impacto das mudanças

As mudanças vêm sendo vistas como uma resposta às críticas de que a censura de conteúdo pode ocorrer, afetando até as mesmas propostas inofensivas. A empresa também argumentou citando usuários cujas contas foram restringidas e demoraram a receber respostas, o que causou ajustes no sistema de moderação. Além disso, a Meta anunciou uma reavaliação de políticas em relação a tópicos como imigração e identidade de gênero, e um retorno gradual do conteúdo político nos feeds do Facebook, Instagram e Threads, de forma personalizada.

Embora os sistemas automatizados de moderação ainda sejam utilizados, a Meta informou que seu foco será maior em assuntos mais graves, como terrorismo, exploração sexual infantil, fraudes e golpes. Conteúdos que violam políticas menos severas devem ser detectados e denunciados pelos usuários antes de qualquer ação ser tomada pela Meta, que também está descartando a maioria dos sistemas de previsão automática de notificação.

Essas mudanças refletem uma tentativa de alinhar a Meta ao compromisso com a liberdade de expressão defendida por Mark Zuckerberg. A empresa, agora, busca estar mais vigilante quanto ao impacto de suas políticas na liberdade de expressão e estar disposta a revisar suas abordagens sempre que necessário.

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

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