MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Mercosul e UE anunciam acordo de livre comércio. O que isso impacta no Marketing?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

6 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Mercosul e UE anunciam acordo de livre comércio. O que isso impacta no Marketing?
Mercosul e UE anunciam acordo de livre comércio. O que isso impacta no Marketing?
Mercosul e UE anunciam acordo de livre comércio. O que isso impacta no Marketing?

O histórico acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia foi anunciado oficialmente nesta sexta-feira (6), durante a cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai. Este tratado, que levou mais de duas décadas para ser negociado, promete transformar as relações comerciais entre os dois blocos e criar novas oportunidades para as estratégias de Marketing no Brasil.

Este tratado propõe a redução ou eliminação de tarifas de importação para diversos setores, prometendo dinamizar o fluxo de produtos entre os blocos e potencializar o acesso a mercados de alto valor. O acordo impactará diretamente as trocas comerciais e políticas entre os blocos, como cooperação política, com o fortalecimento das relações entre os países do Mercosul e da União Europeia e a cooperação ambiental, atuando em compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

O acordo prevê a harmonização de normas sanitárias e fitossanitárias, mantendo a padronização para controle de pragas e doenças, facilitando a circulação de alimentos e a proteção dos direitos de propriedade intelectual, garantindo a segurança para marcas e patentes em mercados internacionais. Isso permitirá maior acesso para empresas dos dois blocos em licitações para compras governamentais.

blocos em licitações

"O Brasil é um mercado estratégico, mas as elevadas alíquotas de importação dificultam a entrada de produtos estrangeiros. A liberalização proposta no acordo com a União Europeia poderia não apenas facilitar esse processo, mas também beneficiar o consumidor brasileiro, oferecendo mais opções de produtos a preços competitivos", explica Marcelo Vitali, diretor da How2Go no Brasil. 

Impactos no setor agrícola e industrial

Embora o tratado contemple uma variedade de setores, o agrícola foi o centro de grande parte das negociações. O acordo promete abrir mercados europeus para produtos sul-americanos, como carnes, etanol, açúcar e arroz, eliminando tarifas em diversas categorias. Para o Marketing das empresas brasileiras, isso significa oportunidades de reposicionar produtos como soluções acessíveis e de alta qualidade em mercados exigentes.

Por outro lado, setores europeus temem perder competitividade com a entrada de alimentos mais baratos oriundos do Mercosul. Para marcas europeias, será essencial reforçar diferenciais como qualidade premium, sustentabilidade e origem regional para manterem seu apelo junto aos consumidores locais.

Com a promessa de tarifas reduzidas e maior acesso ao mercado europeu, o Brasil tem a chance de reformular seu papel no comércio global. A How2Go estima abrir US$100 milhões em novos negócios no país nos próximos anos, especialmente em setores como os de alimentos e bebidas, além de tecnologia para os segmentos de agropecuária e saúde.

“O acordo abre uma janela de oportunidades para o Brasil exportar mais e melhor, além de atrair investimentos estrangeiros. Nossa missão é apoiar empresas que buscam aproveitar essas oportunidades, ajudando-as a superar desafios como a burocracia e a adaptação aos mercados externos", comenta Vitali.

Vitali

Em comunicado, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) considera que o acordo Mercosul-UE tem importância estratégica para a segurança alimentar europeia e para todas as cadeias que envolvem o agronegócio brasileiro e seus parceiros do Mercosul.

“Essa relevância crescerá ainda mais com o decorrer do tempo, em função das vantagens competitivas desses parceiros associadas aos problemas e limites no cenário geopolítico global. A entidade espera pelo fortalecimento do Mercosul como potência energética, alimentar e ambiental, o que aumentará a capacidade do bloco em promover o desenvolvimento sustentável e o atendimento a demandas socioambientais e econômicas recorrentes”, afirma.

Um novo horizonte para o Marketing

Do ponto de vista estratégico, empresas brasileiras terão tarifas reduzidas ou eliminadas para exportação de produtos industriais, agrícolas e de base química. Isso abre portas para marcas explorarem oportunidades em novos mercados, com destaque para itens como carnes, etanol, açúcar e produtos manufaturados. Para profissionais de Marketing, será essencial monitorar essas mudanças e desenvolver campanhas que posicionem produtos brasileiros como competitivos no mercado europeu.

Um novo horizonte para o Marketing

Para as empresas europeias, o acordo possibilita a entrada com menos barreiras de veículos, maquinários e produtos químicos no Mercosul. Esse movimento sugere a necessidade de estratégias locais adaptadas, tanto para marcas europeias quanto para concorrentes brasileiros, que precisarão reforçar seus diferenciais em um cenário mais competitivo.

Contudo, o tratado ainda enfrenta desafios políticos e ambientais para sua ratificação. Um ponto crucial para a União Europeia é o compromisso do Brasil com o Acordo de Paris, especialmente em relação ao desmatamento. Esse debate será determinante para a aprovação do pacto e impacta diretamente a percepção global das marcas brasileiras.

O acordo também destaca a importância de narrativas voltadas para sustentabilidade e inovação, que devem ser enfatizadas na comunicação corporativa e publicitária para alavancar vantagens competitivas neste novo cenário comercial.

comunicação corporativa e publicitária

O que pode vir de oportunidades para profissionais de Marketing?

O acordo cria um cenário favorável para a expansão das marcas brasileiras, que deverão adaptar suas estratégias para atender às exigências do mercado europeu. Isso inclui reposicionamento de marca, destacando atributos como sustentabilidade e responsabilidade social, novas narrativas que explorem histórias que conectem a tradição sul-americana à inovação e ainda a aproximação com stakeholders locais para criar campanhas adaptadas aos diferentes perfis culturais e regulatórios.

Além disso, a abertura para compras governamentais é uma área de grande potencial, exigindo ações de Marketing entre empresas e governos (B2G) mais personalizadas.

Leia também: Benefícios da governança corporativa para CMOs

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme