O histórico acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia foi anunciado oficialmente nesta sexta-feira (6), durante a cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai. Este tratado, que levou mais de duas décadas para ser negociado, promete transformar as relações comerciais entre os dois blocos e criar novas oportunidades para as estratégias de Marketing no Brasil.
Este tratado propõe a redução ou eliminação de tarifas de importação para diversos setores, prometendo dinamizar o fluxo de produtos entre os blocos e potencializar o acesso a mercados de alto valor. O acordo impactará diretamente as trocas comerciais e políticas entre os blocos, como cooperação política, com o fortalecimento das relações entre os países do Mercosul e da União Europeia e a cooperação ambiental, atuando em compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
O acordo prevê a harmonização de normas sanitárias e fitossanitárias, mantendo a padronização para controle de pragas e doenças, facilitando a circulação de alimentos e a proteção dos direitos de propriedade intelectual, garantindo a segurança para marcas e patentes em mercados internacionais. Isso permitirá maior acesso para empresas dos dois blocos em licitações para compras governamentais.
"O Brasil é um mercado estratégico, mas as elevadas alíquotas de importação dificultam a entrada de produtos estrangeiros. A liberalização proposta no acordo com a União Europeia poderia não apenas facilitar esse processo, mas também beneficiar o consumidor brasileiro, oferecendo mais opções de produtos a preços competitivos", explica Marcelo Vitali, diretor da How2Go no Brasil.
Impactos no setor agrícola e industrial
Embora o tratado contemple uma variedade de setores, o agrícola foi o centro de grande parte das negociações. O acordo promete abrir mercados europeus para produtos sul-americanos, como carnes, etanol, açúcar e arroz, eliminando tarifas em diversas categorias. Para o Marketing das empresas brasileiras, isso significa oportunidades de reposicionar produtos como soluções acessíveis e de alta qualidade em mercados exigentes.
Por outro lado, setores europeus temem perder competitividade com a entrada de alimentos mais baratos oriundos do Mercosul. Para marcas europeias, será essencial reforçar diferenciais como qualidade premium, sustentabilidade e origem regional para manterem seu apelo junto aos consumidores locais.
Com a promessa de tarifas reduzidas e maior acesso ao mercado europeu, o Brasil tem a chance de reformular seu papel no comércio global. A How2Go estima abrir US$100 milhões em novos negócios no país nos próximos anos, especialmente em setores como os de alimentos e bebidas, além de tecnologia para os segmentos de agropecuária e saúde.
“O acordo abre uma janela de oportunidades para o Brasil exportar mais e melhor, além de atrair investimentos estrangeiros. Nossa missão é apoiar empresas que buscam aproveitar essas oportunidades, ajudando-as a superar desafios como a burocracia e a adaptação aos mercados externos", comenta Vitali.
Em comunicado, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) considera que o acordo Mercosul-UE tem importância estratégica para a segurança alimentar europeia e para todas as cadeias que envolvem o agronegócio brasileiro e seus parceiros do Mercosul.
“Essa relevância crescerá ainda mais com o decorrer do tempo, em função das vantagens competitivas desses parceiros associadas aos problemas e limites no cenário geopolítico global. A entidade espera pelo fortalecimento do Mercosul como potência energética, alimentar e ambiental, o que aumentará a capacidade do bloco em promover o desenvolvimento sustentável e o atendimento a demandas socioambientais e econômicas recorrentes”, afirma.
Um novo horizonte para o Marketing
Do ponto de vista estratégico, empresas brasileiras terão tarifas reduzidas ou eliminadas para exportação de produtos industriais, agrícolas e de base química. Isso abre portas para marcas explorarem oportunidades em novos mercados, com destaque para itens como carnes, etanol, açúcar e produtos manufaturados. Para profissionais de Marketing, será essencial monitorar essas mudanças e desenvolver campanhas que posicionem produtos brasileiros como competitivos no mercado europeu.
Para as empresas europeias, o acordo possibilita a entrada com menos barreiras de veículos, maquinários e produtos químicos no Mercosul. Esse movimento sugere a necessidade de estratégias locais adaptadas, tanto para marcas europeias quanto para concorrentes brasileiros, que precisarão reforçar seus diferenciais em um cenário mais competitivo.
Contudo, o tratado ainda enfrenta desafios políticos e ambientais para sua ratificação. Um ponto crucial para a União Europeia é o compromisso do Brasil com o Acordo de Paris, especialmente em relação ao desmatamento. Esse debate será determinante para a aprovação do pacto e impacta diretamente a percepção global das marcas brasileiras.
O acordo também destaca a importância de narrativas voltadas para sustentabilidade e inovação, que devem ser enfatizadas na comunicação corporativa e publicitária para alavancar vantagens competitivas neste novo cenário comercial.
O que pode vir de oportunidades para profissionais de Marketing?
O acordo cria um cenário favorável para a expansão das marcas brasileiras, que deverão adaptar suas estratégias para atender às exigências do mercado europeu. Isso inclui reposicionamento de marca, destacando atributos como sustentabilidade e responsabilidade social, novas narrativas que explorem histórias que conectem a tradição sul-americana à inovação e ainda a aproximação com stakeholders locais para criar campanhas adaptadas aos diferentes perfis culturais e regulatórios.
Além disso, a abertura para compras governamentais é uma área de grande potencial, exigindo ações de Marketing entre empresas e governos (B2G) mais personalizadas.
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