Responsável por movimentar mais de R$ 2 bilhões por ano no Brasil, o mercado erótico deverá crescer 8% anualmente até 2028. A estimativa foi publicada como parte dos resultados de uma pesquisa realizada pelo Portal Mercado Erótico em parceria com a INTT Cosméticos.
As projeções sugerem um crescimento atribuído à quebra de alguns paradigmas cruciais para o setor. Neste sentido, as responsáveis pelo estudo destacam como a mudança cultural e a digitalização têm impulsionado o mercado, trazendo um público cada vez mais receptivo a produtos voltados para saúde íntima e ao bem-estar sexual.
A pesquisa aponta que o setor vive uma nova fase, deixando para trás estigmas e sendo visto como parte da rotina de autocuidado de muitos brasileiros. Cerca de 55,6% dos consumidores são mulheres entre 26 e 45 anos, e a maioria dos produtos é adquirida no meio digital, responsável por mais de 60% das vendas no país.
Não por acaso, a somatória entre redes sociais, influenciadores digitais e a veiculação de peças e conteúdos publicitários específicos sobre o setor Marketing têm sido fundamentais para desmistificar os produtos eróticos e construir uma relação de confiança com o consumidor.
Veja, abaixo, três destaques que deverão estar em evidência durante o processo de expansão do setor.
Inovações tecnológicas mudarão o mercado
O surgimento de produtos inteligentes, como vibradores controlados por aplicativos e dispositivos que utilizam inteligência artificial para personalizar a experiência do usuário, aparecem entre as principais alavancas para a citada impulsão.
Na avaliação das pesquisadoras, o aumento na demanda por tecnologia reflete um público jovem e conectado, que valoriza inovação e personalização. Há, também, um interesse crescente por produtos sustentáveis, com marcas que utilizam materiais de origem responsável, como silicone de grau médico, e embalagens recicláveis.
Produtos para Casais e o Segmento de “Edutainment”
O estudo destaca o crescimento de produtos destinados a casais e itens que unem entretenimento e educação, conhecidos como “edutainment”. Jogos eróticos, cartas interativas e kits para casais têm se tornado populares, promovendo não apenas o prazer, mas também o diálogo e a conexão entre parceiros.
Bem-Estar Sexual
O consumidor brasileiro tem mostrado atenção crescente à qualidade e sustentabilidade dos produtos que adquire. A pesquisa aponta que cerca de 30% das empresas do setor já adotam práticas sustentáveis, e produtos voltados ao bem-estar íntimo e à saúde emocional têm ganhado destaque.
Lubrificantes naturais, hidratantes e óleos de massagem refletem uma demanda crescente por autocuidado que se alinha ao bem-estar físico e mental.
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