MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Mercado de brinquedos busca alternativas para incrementar as vendas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

12 de jul. de 2024

CATEGORIA

Notícias

O mercado de brinquedos no Brasil apresenta uma clara sazonalidade, com um pico significativo de consumo concentrado no segundo semestre do ano. O Natal e o Dia das Crianças são responsáveis por quase 40% das vendas anuais, sendo que o Natal representa de 22% a 25% e o Dia das Crianças de 15% a 16%, segundo dados da Circana. Este fenômeno influencia os fabricantes que concentram os esforços de lançamento, divulgação e distribuição nessa época, deixando o primeiro semestre com menos estímulos para o consumo.

Diante deste cenário, surge uma nova oportunidade para o varejo: explorar novas datas para manter o mercado aquecido, incentivando o consumo e estabilizando as vendas. O Dia Internacional do Brincar, recém-proclamado pela ONU, por exemplo, foi celebrado pela primeira vez em 11 de junho deste ano. A data, promovida pelo Grupo LEGO e outras organizações, visa conscientizar sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

A iniciativa conta com o apoio de grandes nomes do setor, como Hasbro, Sesame Workshop, The Mattel Children’s Foundation e Save the Children. Além do Dia Internacional do Brincar, outras datas, como a volta às aulas (educativos) e o Dia dos Namorados (jogos, pelúcias e colecionáveis), podem ser estrategicamente exploradas para estimular o consumo de brinquedos.

Para Guilherme Bocchi, gerente comercial da Circana, promoções e campanhas de Marketing direcionadas nessas ocasiões podem incentivar os consumidores a adquirirem brinquedos como presentes ou itens educativos e são oportunidades para impulsionar as vendas e manter o mercado aquecido durante todo o ano.

Como está o mercado de brinquedos no Brasil?

Segundo dados da Circana, o mercado brasileiro de brinquedos retraiu 13% em faturamento em abril de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. Mas ao considerar os primeiros quatro meses de cada ano, a retração foi de 8% no faturamento, com uma queda de 1% nas vendas em unidades e uma redução de 7% no preço médio dos itens vendidos.

O levantamento indica estabilização, com a queda de faturamento sendo atribuída à redução do preço médio, e não ao número de itens vendidos. Ainda de acordo com o levantamento da Circana, as super categorias, Externos e Esportivos, Brinquedos Infantis e Pré-Escolares apresentaram as maiores quedas em faturamento no início de 2024, enquanto eletrônicos, blocos de montar e pelúcias registraram crescimento.

Leia também: Semana do Consumidor pavimenta recuperação do mercado de brinquedos

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme