MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Mercado de brinquedos busca alternativas para incrementar as vendas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

12 de jul. de 2024

CATEGORIA

Notícias

O mercado de brinquedos no Brasil apresenta uma clara sazonalidade, com um pico significativo de consumo concentrado no segundo semestre do ano. O Natal e o Dia das Crianças são responsáveis por quase 40% das vendas anuais, sendo que o Natal representa de 22% a 25% e o Dia das Crianças de 15% a 16%, segundo dados da Circana. Este fenômeno influencia os fabricantes que concentram os esforços de lançamento, divulgação e distribuição nessa época, deixando o primeiro semestre com menos estímulos para o consumo.

Diante deste cenário, surge uma nova oportunidade para o varejo: explorar novas datas para manter o mercado aquecido, incentivando o consumo e estabilizando as vendas. O Dia Internacional do Brincar, recém-proclamado pela ONU, por exemplo, foi celebrado pela primeira vez em 11 de junho deste ano. A data, promovida pelo Grupo LEGO e outras organizações, visa conscientizar sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

A iniciativa conta com o apoio de grandes nomes do setor, como Hasbro, Sesame Workshop, The Mattel Children’s Foundation e Save the Children. Além do Dia Internacional do Brincar, outras datas, como a volta às aulas (educativos) e o Dia dos Namorados (jogos, pelúcias e colecionáveis), podem ser estrategicamente exploradas para estimular o consumo de brinquedos.

Para Guilherme Bocchi, gerente comercial da Circana, promoções e campanhas de Marketing direcionadas nessas ocasiões podem incentivar os consumidores a adquirirem brinquedos como presentes ou itens educativos e são oportunidades para impulsionar as vendas e manter o mercado aquecido durante todo o ano.

Como está o mercado de brinquedos no Brasil?

Segundo dados da Circana, o mercado brasileiro de brinquedos retraiu 13% em faturamento em abril de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. Mas ao considerar os primeiros quatro meses de cada ano, a retração foi de 8% no faturamento, com uma queda de 1% nas vendas em unidades e uma redução de 7% no preço médio dos itens vendidos.

O levantamento indica estabilização, com a queda de faturamento sendo atribuída à redução do preço médio, e não ao número de itens vendidos. Ainda de acordo com o levantamento da Circana, as super categorias, Externos e Esportivos, Brinquedos Infantis e Pré-Escolares apresentaram as maiores quedas em faturamento no início de 2024, enquanto eletrônicos, blocos de montar e pelúcias registraram crescimento.

Leia também: Semana do Consumidor pavimenta recuperação do mercado de brinquedos

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme