MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing digital personalizado: veja 4 dicas para impulsionar sua comunicação com o cliente

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

3 de nov. de 2022

CATEGORIA

Artigos

Em um mercado cada vez mais competitivo, aliado a uma sociedade que se torna mais protagonista de seu consumo, é fundamental investir em diferenciais para atrair clientes. Estratégias de marketing personalizadas se consagram alternativas interessantes para criar uma experiência única e sair na frente da concorrência. Marketing, customer success, vendas e outras campanhas podem ser individualizadas, gerando o entendimento de que a ação foi feita sob medida para o consumidor.

Para se ter uma ideia, 71% dos compradores ficam frustrados com uma experiência impessoal, de acordo com pesquisa da Segment. Outro estudo mostra que 63% dos consumidores estão muito incomodados com o envio de mensagens publicitárias genéricas repetidamente.

Também conhecido como marketing um a um, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos, apesar de não ser tão simples entregar conteúdo individualizado. Porém, algumas estratégias podem facilitar a implementação das ações, viabilizando maior envolvimento com clientes e gerando mais leads para tornar a comunicação mais pessoal. Veja aqui quatro dicas para impulsionar seu marketing personalizado.

1. Comece aos poucos

A diferenciação de conteúdo deve ser implantada aos poucos, pois em larga escala exigirá muito mais recursos. Sem contar que a internet é formada por comunidades e grupos específicos que precisam ser estudados. Personalização em pequena escala pode dar trabalho, mas é eficaz, especialmente para as empresas que necessitam de poucos leads com alto potencial de compra. Pode-se ter mais trabalho fazendo conteúdo personalizado para um grupo pequeno, mas obterá respostas assertivas. Comece com segmentação inteligente, disciplinada e vertical.

2. Escolha as ferramentas certas

Devido à presença na maioria das estratégias digitais de empresas, as soluções tecnológicas focadas em marketing já cresceram 87%, segundo um estudo da Marketing Technology Landscape. Contar com boas ferramentas de marketing digital pode ser a carta na manga para atrair clientes e fidelizá-los. No dia a dia de um negócio, os softwares conseguem ajudar a automatizar processos, organizar tarefas, monitorar resultados e otimizar a gestão da equipe.

As ferramentas executam diversas funcionalidades, como criação de e-mail marketing, landing pages, fluxo de automação de e-mail, segmentação de listas de contatos e monitoramento e mensuração de resultados de campanhas realizadas na internet. Além disso, acompanham os principais indicadores de sucesso, como KPIs, retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de mídias pagas nas redes sociais, entre outros. Determinadas plataformas ajudam, principalmente, na gestão de leads e no acompanhamento do funil de vendas.

3. Invista em segmentação

Empresas devem considerar as informações sobre indivíduos e não sobre grupos. Isso porque é uma pessoa que consome as publicações e não a comunidade em si. Nesse caso, fazer um levantamento de personas é fundamental, especialmente nas redes sociais. Vale lembrar também que os esforços não serão eficazes sem a adoção de uma abordagem constante e sistemática.

4. Acompanhar as compras e notificar

Uma estratégia simples e eficiente de marketing personalizado é notificar os clientes sobre eventos relevantes para eles ou sobre produtos que estão novamente disponíveis. Vale também avisar sobre o lançamento de produtos, de acordo com suas compras anteriores, como modelos ou tamanhos selecionados que não estavam disponíveis. Nesse caso, é preciso ter cuidado e saber exatamente o que o cliente fez antes para não enviar uma mensagem com algo que ele já comprou.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme