MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Marcas que garantem segurança digital têm preferência de 86% dos consumidores

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

30 de jul. de 2024

CATEGORIA

Notícias

A segurança das transações pode ser um importante diferencial para definir a conclusão ou a desistência de um processo de compra. Não por acaso, 86% dos consumidores entrevistados em um estudo conduzido pela Serasa Experian disseram que sempre ou geralmente escolhem comprar de marcas que julgam seguras.

Este diferencial pode, inclusive, reduzir o impacto do preço na decisão de compra. Isso porque 62% dos entrevistados se mostraram favoráveis a ideia de pagar mais caro por produtos de empresas que proporcionem segurança on-line e reduzam o risco de fraudes.

Na avaliação de Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa, os números refletem uma tendência crescente de conscientização sobre segurança cibernética entre os consumidores, reforçando que a confiança é um fator significativo na decisão de compra e destacando a importância de uma infraestrutura robusta de segurança on-line.

Fraudes mais comuns e como evitá-las

Dados coletados pela Serasa apontam que o tipo de golpe mais recorrente relatado pelos entrevistados foi o de "uso de cartões de crédito por terceiros ou cartão falsificado" (39%). Pagamentos falsos realizados via boleto bancário ou PIX foram citados por 32% dos respondentes, enquanto o antigo phishing – comunicação fraudulenta que emula uma fonte confiável – foi mencionado por 21% dos participantes.

Quando perguntados sobre como se protegem em transações digitais, "ter senhas fortes" (64%) e "evitar abrir links ou arquivos em apps de mensagem" (64%) foram as opções mais escolhidas pelos respondentes. “Ler relatos em sites como Reclame Aqui antes de uma compra” foi a alternativa escolhida por 59% dos entrevistados.

Por outro lado, a pesquisa registrou um dado preocupante: 21% dos respondentes declararam que já emprestaram seus dados pessoais para terceiros, seja para fazer uma compra on-line, abrir uma conta em banco ou conseguir empréstimo.

Para Caio Rocha, o ato de emprestar dados a terceiros é uma atitude alarmante e destaca a necessidade de uma conscientização maior sobre os riscos associados a essa prática. Ele ressalta que é essencial que os usuários entendam os riscos dessa conduta e as melhores práticas para proteger suas identidades on-line e off-line.

Leia também: 4 benefícios da Inteligência Artificial para a segurança digital

IA - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme