MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Manchester City FC é a marca de futebol mais valiosa do mundo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

7 de jun. de 2023

CATEGORIA

Notícias

O Manchester City FC alcançou um marco histórico ao ultrapassar o Real Madrid CF como a marca de clubes de futebol mais valiosa do mundo, segundo o estudo “Football 50 2023” da Brand Finance. O valor da marca do clube inglês teve um aumento positivo de 34% desde a pandemia do COVID-19 e agora atingiu um recorde histórico (1,51 mil milhões de euros contra 1,46 mil milhões de euros do time espanhol). O Manchester City FC também possui a maior receita da tabela deste ano, um fator-chave em sua ascensão ao topo.

Apesar de ter perdido o primeiro lugar, o Real Madrid CF segue como a marca de clube de futebol mais forte. Em 2022, a pesquisa da Brand Finance determinou que a potência espanhola era o clube com maior probabilidade de ser classificado como “o melhor clube do mundo” pelos torcedores. A força da marca é o que atrai torcedores, jogadores, investidores e patrocinadores para se envolver com o clube - entregando valor comercial por meio de maiores receitas, preços - especialmente para patrocínio, maior crescimento e patrocinadores, reduzindo os riscos de lucratividade relacionados ao fraco desempenho em campo.

Os times espanhóis aparecem no ranking com forte desempenho. Seguindo o Real Madrid aparece o FC Barcelona (valor da marca subiu 4% para € 1,4 bilhão), assim como o Club Atletico de Madrid (valor da marca caiu 5% para € 549,56 milhões). O Sevilla FC também subiu cinco posições, para 25º, enquanto o Villareal CF subiu quatro posições para a 36ª posição.

A Espanha soma mais duas conquistas ao seu sucesso em 2023, com o Real Sociedad (valor da marca € 133,63 milhões), um novo participante em 37º lugar, enquanto o Real Betis (valor da marca subiu 31% para 153,1 milhões) subiu nove posições para 34º para ser nomeada a terceira marca de clube de futebol que mais cresce.

Inglaterra, Itália, França e Alemanha integram ranking

O Manchester United FC agora está uma posição à frente de seu rival histórico Liverpool FC, na quarta e quinta posições, respectivamente. Os clubes de futebol de Londres, por sinal, mantêm-se no top 10 com o Arsenal FC a registar o maior aumento no valor da marca.

O Arsenal FC subiu duas posições em relação a 2022 e agora ocupa o 8º lugar. O AC Milan representa a Itália como a marca de clube de futebol que mais cresce pelo segundo ano consecutivo.O clube italiano ocupa o 15º lugar este ano e é considerado a marca de clube de futebol que mais cresce, seguido de perto pelo SSC Napoli, em 18º lugar como o segundo que mais cresce.

Já o Paris Saint-Germain subiu uma classificação para o 6º lugar , ultrapassando o rival FC Bayern Munich em 2022, que caiu para o 7º lugar. Enquanto isso, a Alemanha tem impressionantes 10 clubes no ranking deste ano, com sua marca de clube mais forte e valiosa, o FC Bayern Munich ocupando seu top 10 em 7º lugar.

Embora a equipe tenha feito um início recorde na temporada 2022-2023, eles estão enfrentando uma competição cada vez maior de outros clubes alemães. Eles estão em 2º lugar atrás do Borussia Dortmund (valor da marca subiu 5% para € 541,92 milhões, classificado em 13º ) na Bundesliga, enquanto o Bayern também sofreu recentemente sua primeira derrota para o RB Leipzig (valor da marca caiu 9% para € 222,46 milhões, classificado em 19º).

Flamengo se mantém na 50ª posição como único clube não europeu no ranking

O Flamengo (valor da marca subiu 2%, para € 97,85 milhões) caiu da 49ª posição em 2022 para a 50ª posição em 2023. Apesar das esperanças brasileiras de sucesso, o time foi eliminado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2023 em fevereiro, após uma derrota para o time da Arábia Saudita, Al-Hilal. Posto isto, o clube brasileiro continua a apresentar-se respetivamente no ranking BSI, caindo apenas uma posição para o 16º lugar. Este forte resultado indica que o clube mantém uma reputação global favorável, atribuída ao legado de sucesso e à rica herança da cultura futebolística do Brasil. O Flamengo também alcança a segunda maior pontuação globalmente por sua base de torcedores apaixonados.

Leia também: O que torna uma marca valiosa no mercado?

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme