MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Mais da metade do uso de IA nas organizações corresponde ao setor de comunicação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

4 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Mais da metade do uso de IA nas organizações corresponde ao setor de comunicação

A área de comunicação é responsável por 58% do uso de IA nas empresas, conforme apontam dados divulgados na pesquisa "Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação", realizada pela Aberje em parceria com a Cortex.

O mesmo levantamento identificou que 76% das empresas brasileiras já estão integrando a tecnologia em suas operações. As formas de uso variam, mas a criação de conteúdos (47%), principalmente para os canais digitais (32% dos casos), é a mais recorrente.

O aumento de produtividade é visto como o principal benefício para o setor, com 87% dos participantes destacando a economia de tempo. A redução de custos (55%) e a agilidade no reaproveitamento de conteúdos (51%) também foram mencionadas como vantagens da tecnologia.

Por outro lado, as empresas citam a falta de precisão e a desinformação (56%) como principais obstáculos. A falta de um humano nas interações (55%), as incertezas jurídicas (49%) e as questões morais e éticas que envolvem o uso da tecnologia (49%) foram citados como fatores que dificultam a implementação.

Outro fator de atenção, segundo Cláudio Bruno, diretor de inovação da Cortex, é que embora os profissionais da área reconheçam a importância de se aprofundar no conhecimento sobre essas tecnologias, 78% ainda não sabem como empregá-las na comunicação.

Na avaliação do especialista, isso acontece porque a maioria dos profissionais só têm contato com IAs generalistas, que já ajudam no ganho de produtividade, mas não resolvem problemas específicos de negócios, especialmente de comunicação.

Neste panorama, enquanto 29% das empresas utilizam versões gratuitas de modelos de IA generativa, 27% optam por soluções pagas, e 16% investem em tecnologia própria. No campo das plataformas, ChatGPT-4 e Microsoft Copilot são as mais populares, com 33% das empresas utilizando cada uma. 48% das organizações consultadas reportaram o uso de múltiplas plataformas.

Leia também: CMOs querem investir em IA, mas não compreendem o potencial da tecnologia

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar