MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Mais da metade do uso de IA nas organizações corresponde ao setor de comunicação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

4 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Mais da metade do uso de IA nas organizações corresponde ao setor de comunicação
Mais da metade do uso de IA nas organizações corresponde ao setor de comunicação
Mais da metade do uso de IA nas organizações corresponde ao setor de comunicação

A área de comunicação é responsável por 58% do uso de IA nas empresas, conforme apontam dados divulgados na pesquisa "Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação", realizada pela Aberje em parceria com a Cortex.

O mesmo levantamento identificou que 76% das empresas brasileiras já estão integrando a tecnologia em suas operações. As formas de uso variam, mas a criação de conteúdos (47%), principalmente para os canais digitais (32% dos casos), é a mais recorrente.

O aumento de produtividade é visto como o principal benefício para o setor, com 87% dos participantes destacando a economia de tempo. A redução de custos (55%) e a agilidade no reaproveitamento de conteúdos (51%) também foram mencionadas como vantagens da tecnologia.

Por outro lado, as empresas citam a falta de precisão e a desinformação (56%) como principais obstáculos. A falta de um humano nas interações (55%), as incertezas jurídicas (49%) e as questões morais e éticas que envolvem o uso da tecnologia (49%) foram citados como fatores que dificultam a implementação.

Outro fator de atenção, segundo Cláudio Bruno, diretor de inovação da Cortex, é que embora os profissionais da área reconheçam a importância de se aprofundar no conhecimento sobre essas tecnologias, 78% ainda não sabem como empregá-las na comunicação.

Na avaliação do especialista, isso acontece porque a maioria dos profissionais só têm contato com IAs generalistas, que já ajudam no ganho de produtividade, mas não resolvem problemas específicos de negócios, especialmente de comunicação.

Neste panorama, enquanto 29% das empresas utilizam versões gratuitas de modelos de IA generativa, 27% optam por soluções pagas, e 16% investem em tecnologia própria. No campo das plataformas, ChatGPT-4 e Microsoft Copilot são as mais populares, com 33% das empresas utilizando cada uma. 48% das organizações consultadas reportaram o uso de múltiplas plataformas.

Leia também: CMOs querem investir em IA, mas não compreendem o potencial da tecnologia

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme