A área de comunicação é responsável por 58% do uso de IA nas empresas, conforme apontam dados divulgados na pesquisa "Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação", realizada pela Aberje em parceria com a Cortex.
O mesmo levantamento identificou que 76% das empresas brasileiras já estão integrando a tecnologia em suas operações. As formas de uso variam, mas a criação de conteúdos (47%), principalmente para os canais digitais (32% dos casos), é a mais recorrente.
O aumento de produtividade é visto como o principal benefício para o setor, com 87% dos participantes destacando a economia de tempo. A redução de custos (55%) e a agilidade no reaproveitamento de conteúdos (51%) também foram mencionadas como vantagens da tecnologia.
Por outro lado, as empresas citam a falta de precisão e a desinformação (56%) como principais obstáculos. A falta de um humano nas interações (55%), as incertezas jurídicas (49%) e as questões morais e éticas que envolvem o uso da tecnologia (49%) foram citados como fatores que dificultam a implementação.
Outro fator de atenção, segundo Cláudio Bruno, diretor de inovação da Cortex, é que embora os profissionais da área reconheçam a importância de se aprofundar no conhecimento sobre essas tecnologias, 78% ainda não sabem como empregá-las na comunicação.
Na avaliação do especialista, isso acontece porque a maioria dos profissionais só têm contato com IAs generalistas, que já ajudam no ganho de produtividade, mas não resolvem problemas específicos de negócios, especialmente de comunicação.
Neste panorama, enquanto 29% das empresas utilizam versões gratuitas de modelos de IA generativa, 27% optam por soluções pagas, e 16% investem em tecnologia própria. No campo das plataformas, ChatGPT-4 e Microsoft Copilot são as mais populares, com 33% das empresas utilizando cada uma. 48% das organizações consultadas reportaram o uso de múltiplas plataformas.
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