O Grupo L'Oréal no Brasil registrou um aumento de 155% no retorno sobre o investimento (ROAS) após firmar uma parceria estratégica com a Serasa Experian. A companhia implementou segmentações personalizadas e campanhas do tipo “look-a-like” para o programa de fidelidade DermaClub, utilizando inteligência analítica para criar audiências altamente qualificadas.
A Serasa Experian aplicou ferramentas para combinar a base de clientes do programa com ferramentas avançadas de clusterização e modelos de propensão de compra. O acordo foi desenvolvido para solucionar o desafio de acelerar o número de cadastros qualificados no DermaClub, focando em consumidores com maior propensão a engajar e adquirir produtos das marcas La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals e Cerave.
Além do aumento de 155% sobre o ROAS, a iniciativa resultou na redução de 60% no custo de aquisição de clientes (CAC) e um ticket médio 21% maior nas primeiras compras. Na avaliação de Illan Israel, Chief Digital Officer da L'Oréal Beleza Dermatológica no Brasil, a parceria levou a companhia a um novo patamar de performance em campanhas digitais, com uma prospecção mais assertiva e resultados superiores ao esperado.
Para Isabela Torres, Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, o grande diferencial foi a aplicação da inteligência analítica em todas as etapas da campanha. A combinação de big data com variáveis como propensão de compra e hábitos de consumo permitiu uma abordagem segmentada e eficiente, resultando em uma audiência qualificada e resultados expressivos em comparação com campanhas menos especializadas.
O sucesso da estratégia foi reconhecido na 30ª edição do Prêmio da Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD), em 2024, com o case "Segmentação customizada e campanhas look-a-like na Meta para programas de fidelidade do Grupo L'Oréal no Brasil". O prêmio destaca o impacto positivo de estratégias baseadas em informações precisas e segmentadas.
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