MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Livro explora estratégias de Marketing para fazer negócios no mundo Árabe

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

13 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Livro explora estratégias de Marketing para fazer negócios no mundo Árabe
Livro explora estratégias de Marketing para fazer negócios no mundo Árabe
Livro explora estratégias de Marketing para fazer negócios no mundo Árabe

O Mundo Árabe é um dos mercados mais dinâmicos e promissores do planeta, movido por um ecossistema de negócios que equilibra tradição e inovação. Em meio a petrodólares, megaprojetos futuristas e uma cultura de negociação profundamente enraizada na confiança e no respeito, empreendedores e empresas estrangeiras encontram tanto desafios quanto oportunidades únicas. Para o Brasil, cujos laços comerciais com a região somam bilhões de dólares em exportações, entender esse universo vai muito além de dominar aspectos técnicos: é uma questão de estratégia, adaptação e, sobretudo, relacionamento.

Neste cenário, o especialista Rubens Hannun lança “Brasil e Mundo Árabe: Negócios, Marketing e Diplomacia Econômica Ampliada”, um guia essencial para aqueles que desejam navegar – e prosperar – nesse mercado. Publicado pelo Grupo Novo Século, o livro combina análises estratégicas, experiências reais e insights valiosos para empresas que buscam expandir sua atuação na Liga Árabe.

O livro analisa a relação comercial entre Brasil e Mundo Árabe, trazendo experiências reais de negociações e cases de empresas que conseguiram se destacar ao adequar produtos, serviços e estratégias de comunicação à cultura local.

Baseado na experiência de Hannun à frente da H2R Insights & Trends e sua atuação como cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, a obra também revisita momentos-chave da diplomacia comercial brasileira, como os desafios gerados pelo anúncio da mudança da embaixada do Brasil em Israel e a Operação Carne Fraca, episódios que impactaram o setor, mas foram superados, permitindo avanços no comércio com os países árabes.

Construindo relações e adaptando estratégias

Nos dez capítulos da obra, Hannun destaca a importância de construir relações sólidas com os interlocutores árabes. Segundo o autor, a confiança é um fator determinante para o fechamento de negócios, sendo mais relevante que preço ou prazos. "Eles [os árabes] prezam um relacionamento que vai além da compra e venda. Querem saber com quem estão falando. Não há ali apenas um vendedor, mas uma pessoa com uma vida, uma família", pontua Hannun.

A necessidade de adaptação de produtos e serviços às tradições locais também é enfatizada. Um dos exemplos apresentados é o Mc Arabia, sanduíche do McDonald’s criado para o mercado árabe, que respeita os hábitos alimentares da região ao incorporar frango halal e ingredientes familiares ao paladar local. Além disso, a campanha publicitária reforçava valores culturais, como o respeito aos mais velhos à mesa.

Diplomacia Econômica Ampliada

O conceito de "Diplomacia Econômica Ampliada" é um dos principais temas abordados no livro. Para Hannun, o sucesso nas relações comerciais não depende apenas da qualidade dos produtos, mas também de iniciativas que fortaleçam os laços culturais e institucionais entre os países.

Nesse contexto, o autor menciona o Brazilian Festival, evento promovido em 2018 pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira no shopping Yas Mall, em Abu Dhabi. A iniciativa contou com personagens da Turma da Mônica e marcas brasileiras, conquistando grande visibilidade na mídia local e gerando oportunidades comerciais duradouras.

O livro, que conta com prefácio do ex-presidente Michel Temer e do secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy,também recebe apoio de instituições como Casa Árabe, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, International Halal Academy, Fambras Halal e H2R Insights & Trends. A publicação será vendida por R$ 103,92, no e-commerce do Grupo Novo Século.

Leia também: De xampu a secador: Brasil conquista consumo árabe

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme