O Mundo Árabe é um dos mercados mais dinâmicos e promissores do planeta, movido por um ecossistema de negócios que equilibra tradição e inovação. Em meio a petrodólares, megaprojetos futuristas e uma cultura de negociação profundamente enraizada na confiança e no respeito, empreendedores e empresas estrangeiras encontram tanto desafios quanto oportunidades únicas. Para o Brasil, cujos laços comerciais com a região somam bilhões de dólares em exportações, entender esse universo vai muito além de dominar aspectos técnicos: é uma questão de estratégia, adaptação e, sobretudo, relacionamento.
Neste cenário, o especialista Rubens Hannun lança “Brasil e Mundo Árabe: Negócios, Marketing e Diplomacia Econômica Ampliada”, um guia essencial para aqueles que desejam navegar – e prosperar – nesse mercado. Publicado pelo Grupo Novo Século, o livro combina análises estratégicas, experiências reais e insights valiosos para empresas que buscam expandir sua atuação na Liga Árabe.
O livro analisa a relação comercial entre Brasil e Mundo Árabe, trazendo experiências reais de negociações e cases de empresas que conseguiram se destacar ao adequar produtos, serviços e estratégias de comunicação à cultura local.
Baseado na experiência de Hannun à frente da H2R Insights & Trends e sua atuação como cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, a obra também revisita momentos-chave da diplomacia comercial brasileira, como os desafios gerados pelo anúncio da mudança da embaixada do Brasil em Israel e a Operação Carne Fraca, episódios que impactaram o setor, mas foram superados, permitindo avanços no comércio com os países árabes.

Construindo relações e adaptando estratégias
Nos dez capítulos da obra, Hannun destaca a importância de construir relações sólidas com os interlocutores árabes. Segundo o autor, a confiança é um fator determinante para o fechamento de negócios, sendo mais relevante que preço ou prazos. "Eles [os árabes] prezam um relacionamento que vai além da compra e venda. Querem saber com quem estão falando. Não há ali apenas um vendedor, mas uma pessoa com uma vida, uma família", pontua Hannun.
A necessidade de adaptação de produtos e serviços às tradições locais também é enfatizada. Um dos exemplos apresentados é o Mc Arabia, sanduíche do McDonald’s criado para o mercado árabe, que respeita os hábitos alimentares da região ao incorporar frango halal e ingredientes familiares ao paladar local. Além disso, a campanha publicitária reforçava valores culturais, como o respeito aos mais velhos à mesa.
Diplomacia Econômica Ampliada
O conceito de "Diplomacia Econômica Ampliada" é um dos principais temas abordados no livro. Para Hannun, o sucesso nas relações comerciais não depende apenas da qualidade dos produtos, mas também de iniciativas que fortaleçam os laços culturais e institucionais entre os países.
Nesse contexto, o autor menciona o Brazilian Festival, evento promovido em 2018 pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira no shopping Yas Mall, em Abu Dhabi. A iniciativa contou com personagens da Turma da Mônica e marcas brasileiras, conquistando grande visibilidade na mídia local e gerando oportunidades comerciais duradouras.
O livro, que conta com prefácio do ex-presidente Michel Temer e do secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy,também recebe apoio de instituições como Casa Árabe, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, International Halal Academy, Fambras Halal e H2R Insights & Trends. A publicação será vendida por R$ 103,92, no e-commerce do Grupo Novo Século.
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