Quase metade (45%) dos entrevistados em uma entrevista conduzida globalmente pela LG expressaram que os feeds nas redes sociais apresentam conteúdo negativo em quantidade igual ou maior em comparação aos conteúdos positivos. Em função disso, 28% dos respondentes sentem que as visitas às plataformas estão diretamente ligadas ao aumento de sua ansiedade.
De olho neste panorama, a empresa sul-coreana lançou uma campanha global chamada “Optimism Your Feed”, um trocadilho entre os termos otimismo e otimize, em tradução livre. A ideia, como sugere o nome, é trazer mais otimismo à experiência no TikTok e no YouTube, incentivando os usuários a engajarem proativamente com conteúdo positivo e inspirador em seus feeds.
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Para isso, foi criada a playlist de conteúdo original 'Optimism Your Feed'. Ao interagir com a seleção, os usuários atrairão conteúdos com nuances mais positivas e otimistas para o feed. Ao clicar, gostar, comentar ou compartilhar os conteúdos da lista, os usuários “enviam uma mensagem” ao algoritmo da plataforma, que passa a apresentar conteúdos semelhantes com mais frequência.
A dinâmica da ação foi validada pela Professora Casey Fiesler, cientista da informação e especialista em ética tecnológica, consultada pela LG no desenvolvimento da campanha. Casey explica que os algoritmos de recomendação determinam o que as pessoas veem nas redes sociais ao tentarem prever quais conteúdos provocarão mais engajamento.
Ela prossegue reforçando que esses algoritmos podem encaminhar o público para nichos cada vez mais específicos – para o bem e para o mal – levando os usuários a “tocas de coelhos” negativas, recheadas de conteúdos negativos, caso a situação não seja controlada de alguma forma.
Segundo Kim Hyo-eun, vice-presidente e chefe da Divisão de Gestão de Marca da LG, como uma marca focada no cliente, a empresa defende fervorosamente o otimismo. Esta diretriz é refletida pelo objetivo de criar mudanças positivas na vida das pessoas a partir de atividades conscientes, tanto online quanto no mundo real.
A LG informa que a campanha deverá ser estendida a outras plataformas além do TikTok em um futuro próximo, por meio de colaborações com influenciadores de todo o mundo. No Brasil, a influencer Karol Stefanini faz parte da campanha.
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