MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Latinos querem cuidar do bem-estar físico e mental, mas esbarram em preços altos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Latinos querem cuidar do bem-estar físico e mental, mas esbarram em preços altos
Latinos querem cuidar do bem-estar físico e mental, mas esbarram em preços altos
Latinos querem cuidar do bem-estar físico e mental, mas esbarram em preços altos

As discussões sobre os cuidados com a saúde e o bem-estar físico e mental ganham cada vez mais importância ao redor do globo. Na América Latina, 86% dos entrevistados pela Kantar para a produção da pesquisa “Decoding Wellness – #BodyMindPlanet” disseram que a sintonia saudável entre corpo e mente é perfeitamente palpável, e seu alcance só depende das ações individuais de cada pessoa.

O reconhecimento, no entanto, não acompanha a prática de maneira satisfatória. Neste cenário, 58% dos entrevistados fazem esforços relevantes quanto à manutenção da saúde mental, enquanto 55% investem na saúde física. Entre os principais motivos para a falta de ação, a Kantar identificou o alto preço dos serviços e produtos ligados a estilos de vida saudáveis.

Embora tenham se mostrado ansiosos para melhorar a rotina e cuidar da saúde, 52% dos entrevistados enxergam os preços exorbitantes como um impeditivo definitivo para fazer as escolhas certas em várias frentes de saudabilidade. Também foram apontados obstáculos como a variedade limitada (37%) e a dificuldade de encontrar itens da categoria nas lojas (25%).

Na avaliação de Kesley Gomes, Panel Voice Director Latam da Kantar, os desafios de saúde e bem-estar destacam um paradoxo da vida moderna. Os shoppers reconhecem que a saúde mental é tão crucial quanto a física, mas muitas vezes se sentem mal equipados para gerenciá-la.

Para as marcas, isso representa uma oportunidade para fornecer benefícios funcionais à saúde e, ao mesmo tempo, em sintonia com os aspectos emocionais e psicológicos da vida do consumidor. Para isso, salientou a Diretora, empresas precisam entender a lacuna entre intenção e ação para identificar necessidades não ditas e motivações inesperadas.

Fatores comportamentais

Entre os principais vilões contra uma vida saudável, o estresse foi o mais citado pelos entrevistados (59%). Em seguida, aparecem hábitos comumente ligados ao mal-estar, como o consumo de tabaco (53%) e de álcool (52%). A privação de sono também foi mencionada por 49% dos respondentes.

A Kantar também buscou entendimento sobre a relação dos entrevistados com o envelhecimento e detectou que o passar dos anos traz uma preocupação acentuada com o surgimento de novas doenças. Hipertensão (50%) e diabetes (49%) são as condições que mais afligem os latino-americanos.

Outro fator que merece destaque é o controle de peso, preocupação para 44% dos latino-americanos. Para se manterem saudáveis, 87% das pessoas dizem seguir uma dieta balanceada e 38% recorrem aos exercícios físicos. O uso de vitaminas (64%) e suplementos de colágeno (62%) também têm presença significativa. 

Ainda é importante mencionar que 24% dos latino-americanos apontam que as condições climáticas impactam seu bem-estar –  percepção atribuída às mudanças climáticas em curso nas últimas décadas. Por fim, 9% dizem que o envelhecimento é um ponto de preocupação. 

De acordo com o estudo, conforme as pessoas envelhecem, elas passam a se preocupar mais com doenças. Embora hipertensão (50%) e diabetes (49%) sejam as condições que mais afligem os latino-americanos, os incômodos da saúde feminina também ganham destaque, com 21% das pessoas relatando sintomas de menopausa.

Os dados se baseiam em mais de 15 mil entrevistas conduzidas pela Kantar em 10 mercados – América Central (Costa Rica, Guatemala e Panamá), Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Leia também: Impermanência: reflexões sobre envelhecimento e novas maneiras de enxergar a vida

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme