Representantes do setor financeiro continuam liderando com folga entre as marcas mais valiosas do país, conforme apontam dados divulgados no recém-lançado ranking Brand Finance Brasil 100 de 2025, da consultoria internacional Brand Finance.
O Itaú Unibanco se mantém no topo pelo nono ano consecutivo, com um valor de marca estimado em US$ 8,6 bilhões, representando um crescimento de 3% em relação a 2024. Na sequência, aparecem Banco do Brasil (US$ 5,212 bilhões), Bradesco (US$ 4,705 bilhões), Nubank (US$ 4 bilhões) e Caixa Econômica Federal (US$ 3,674 bilhões).
O maior destaque do ranking vai para o Nubank: fintech saltou para a quarta posição com um crescimento de 195% em relação ao ano anterior e foi reconhecida como a marca mais forte do Brasil em 2025, segundo o índice de força de marca (Brand Strength Index), com uma pontuação de 95,3 em 100 e nota AAA+.
Completam o Top 10 das marcas mais valiosas: Petrobras (US$ 3,577 bilhões), Localiza (US$ 2,569 bilhões), Vale (US$ 2,451 bilhões), Vivo (US$ 2,1 bilhões) e Sadia (também com US$ 2,1 bilhões).
No quesito força, destacam-se, além do Nubank: Sadia (92 pontos), Porto (90.2), Caixa (89.3) e Azul (88). Na avaliação da consultoria, a presença destes nomes demonstra que, além do valor monetário, atributos como confiança, reputação e proximidade com o consumidor se tornaram fundamentais na construção de valor duradouro.
No total, as 100 marcas brasileiras mais valiosas somam US$ 79,4 bilhões em valor de mercado — uma alta de cerca de 3% em relação ao ranking de 2024. O setor financeiro representa sozinho 37% desse montante.

Para Eduardo Chaves, Diretor Geral da Brand Finance Brasil, o ranking destaca um cenário de marcas em transição. Enquanto nomes consolidados como o Itaú continuam na liderança, a notável ascensão do Nubank reflete as mudanças nas expectativas dos consumidores e a crescente força de marcas com foco no cliente e prioritariamente digitais.
Ao mesmo tempo, grandes investimentos em infraestrutura começam a abrir oportunidades de crescimento de longo prazo para marcas de tecnologia, telecomunicações e serviços públicos, preparando o cenário para novos ganhos de valor de marca no próximo ano.
Metodologia
A metodologia utilizada pela Brand Finance segue os padrões internacionais da ISO 10668, combinando análise financeira, força da marca e percepção do consumidor. O resultado é um retrato fiel do cenário de branding no país, destacando não apenas empresas tradicionais como o Itaú e a Petrobras, mas também marcas emergentes e digitais como o Nubank, que se consolidam com força surpreendente.
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