MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Inverno ameno causa redução no consumo de medicamentos OTC no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

21 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Inverno ameno causa redução no consumo de medicamentos OTC no Brasil
Inverno ameno causa redução no consumo de medicamentos OTC no Brasil
Inverno ameno causa redução no consumo de medicamentos OTC no Brasil

A amenidade do último inverno é apontada como um fator significativo para a redução no volume de vendas de medicamentos livres de prescrição médica (OTC) nos últimos 12 meses. Isso porque boa parte das saídas neste segmento estão relacionadas à procura por soluções antigripais, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela Kantar.

O levantamento indica uma retração de 1,2 milhão de compradores da cesta entre junho de 2023 e de 2024 na comparação com o ano móvel anterior.  Os consumidores foram menos vezes ao ponto de venda (-8,1%) e compraram menos unidades no ano (-6%). Embora todas as categorias de OTC tenham contribuído para a queda, a de analgésicos acabou sendo a principal responsável, registrando -4,7% de unidades dos -9,4% da cesta total.

Resultados acima da média foram registrados em maio deste ano – mês de melhor performance do segmento desde junho de 2023. No entanto, o volume de buscas e vendas permaneceu inferior ao período do ano anterior, que apresentou um inverno mais intenso, conforme apontam análises da divisão Worldpanel da Kantar.

antigripais saíram do foco de atenção dos brasileiros

Além disso, os antigripais saíram do foco de atenção dos brasileiros que buscavam por soluções para o combate à dengue, como os repelentes. A procura acentuada por estes produtos representou 1,8% do volume de OTC no período avaliado e levou os consumidores a darem menor prioridade aos analgésicos.

Para Roberta Forte, Gerente Sênior da divisão Worldpanel da Kantar, o caminho para a recuperação passa pelo investimento em espaços pouco explorados dentro da cesta de OTC, como as vitaminas. Ela avalia que sairão na frente as redes e laboratórios que conseguirem trabalhar o mix de categorias para reforçar a estratégia em períodos de diminuição das doenças sazonais, impactados pelas mudanças climáticas.

Leia também: 3 aceleradores de crescimento para as marcas, segundo a Kantar

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme