A amenidade do último inverno é apontada como um fator significativo para a redução no volume de vendas de medicamentos livres de prescrição médica (OTC) nos últimos 12 meses. Isso porque boa parte das saídas neste segmento estão relacionadas à procura por soluções antigripais, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela Kantar.
O levantamento indica uma retração de 1,2 milhão de compradores da cesta entre junho de 2023 e de 2024 na comparação com o ano móvel anterior. Os consumidores foram menos vezes ao ponto de venda (-8,1%) e compraram menos unidades no ano (-6%). Embora todas as categorias de OTC tenham contribuído para a queda, a de analgésicos acabou sendo a principal responsável, registrando -4,7% de unidades dos -9,4% da cesta total.
Resultados acima da média foram registrados em maio deste ano – mês de melhor performance do segmento desde junho de 2023. No entanto, o volume de buscas e vendas permaneceu inferior ao período do ano anterior, que apresentou um inverno mais intenso, conforme apontam análises da divisão Worldpanel da Kantar.
Além disso, os antigripais saíram do foco de atenção dos brasileiros que buscavam por soluções para o combate à dengue, como os repelentes. A procura acentuada por estes produtos representou 1,8% do volume de OTC no período avaliado e levou os consumidores a darem menor prioridade aos analgésicos.
Para Roberta Forte, Gerente Sênior da divisão Worldpanel da Kantar, o caminho para a recuperação passa pelo investimento em espaços pouco explorados dentro da cesta de OTC, como as vitaminas. Ela avalia que sairão na frente as redes e laboratórios que conseguirem trabalhar o mix de categorias para reforçar a estratégia em períodos de diminuição das doenças sazonais, impactados pelas mudanças climáticas.
Leia também: 3 aceleradores de crescimento para as marcas, segundo a Kantar
COMPARTILHAR ESSE POST