Foi a minha primeira vez no Web Summit (que até então só existia em Portugal) e pude além de assistir alguns talks muito bons sobre vendas, tecnologia, inteligência artificial e marketing, também visitar stands de empresas que eu já conhecia do mercado, mas não tinha conversado com os fundadores e também receber visitas incríveis em nosso stand da Copybase.
Sem dúvida alguma, a inteligência artificial foi um dos temas centrais do evento. É indiscutível que este é não só o futuro como também já está no presente de praticamente todo profissional. Ver empresas como Itaú, Amazon, Microsoft, entre várias outras, falarem sobre o tema no evento é extremamente animador, ainda mais para um co-fundador de uma startup da área hahaha.
Dentro desse tema, segurança dos dados e privacidade foi muito citado, principalmente pelos palestrantes de grandes corporações que têm um cuidado ainda maior com LGPD e adjacências.
Além disso, a participação da IA no dia a dia, não só profissional, como pessoal, também foi muito citada, deixando claro que isso vai mudar a vida de todo ser humano na terra, direta ou indiretamente.
Como profissional, muitas possíveis soluções foram levantadas, como por exemplo a que a Copybase oferece, ajudando profissionais e times de marketing a produzirem mais com inteligência artificial personalizada, treinando a ferramenta com seus próprios conteúdos e baseando em GPT-4.
Além disso, várias ideias de possíveis negócios que ainda nem existem, usando GPT como base também foram citados. Por exemplo, assistentes virtuais em IA para auxílio em compras online. IA aplicada ao mercado financeiro dentro de bancos. IA para ajudar clientes a serem respondidos por dúvidas referentes a empresa mesmo sem falar com um humano, graças ao fácil entendimento da linguagem humana pela inteligência.
Como se preparar para o futuro?
Participando de um evento como esse, é fácil enxergar que a IA precisa ser aplicada a todo e qualquer negócio, mas ainda não está claro exatamente como e em quais setores.
Soluções não só como a Copybase, mas outras empresas estão surgindo para ajudar a vida das empresas e fazer com que o ganho de produtividade, qualidade no trabalho e qualidade de vida sejam cada vez mais melhorados.
Google, Microsoft, Amazon, Meta e muito provavelmente não só as bigtechs, estão desenvolvendo cada vez mais sua LLM (Large Language Model) para entregar novas tecnologias nunca antes vistas.
A busca no Google vai ser completamente transformada pela IA generativa. As relações profissionais vão ser diferentes depois de soluções como a Copybase no marketing, por exemplo.
As redes sociais farão um movimento ainda desconhecido com o surgimento desse tipo de conteúdo online. O mundo está em mudança e essa provavelmente é a maior transformação da história desde o surgimento da internet.
Apertem os cintos!
-
Se você quiser conhecer mais sobre o meu trabalho e sobre a Copybase, te convido a visitar nosso site copybase.com.br e me seguir no Instagram @eusergiofernandes.
Muito obrigado!
-
*Sérgio Fernandes, CEO e Co-fundador da Copybase (ferramenta de inteligência artificial personalizada para times e profissionais de marketing), 9 anos no mercado, formato de Publicidade e Propaganda e MBA em Marketing, palestrante e especialista em growth.
COMPARTILHAR ESSE POST