O que faz uma rede social ter mais sucesso em uma região no que em outra? O senso de comunidade é um dos principais fatores, segundo uma pesquisa feita pela LatAm Intersect PR. O estudo mostrou não apenas quais redes sociais as pessoas estão usando para fazer compras, mas também quais redes lhes dão um sentimento de comunidade e pertencimento, e qual a razão disso.
O Instagram e o Facebook são os mais populares em relação a sentimentos de comunidade e pertencimento, com a maior proporção de participantes avaliando o Instagram (34%) como a plataforma cujas postagens têm maior impacto, seguida pelo Facebook (26,8%). São também as plataformas onde os latino-americanos se sentem mais à vontade para compartilhar suas experiências de compras online positivas ou negativas. 28,6% dos consumidores latino-americanos escolheram o Facebook como a plataforma na qual preferem compartilhar seus pensamentos e 23,1% optaram pelo Instagram.
Existem também outras redes sociais que desempenham bem essa função em alguns países, com mais de um em cada dez colombianos (12,6%) e brasileiros (15,4%) usando o WhatsApp como plataforma para comunicar suas experiências de compras online positivas ou negativas.
Por outro lado, existem algumas diferenças entre os países. Por exemplo, muitos brasileiros sentem que o conteúdo do YouTube tem um impacto tão grande sobre eles quanto o Facebook, com pouco menos de um quinto (17,8%) dos brasileiros preferindo o YouTube como a plataforma com o conteúdo que mais os impacta, comparado a uma proporção
ligeiramente maior de brasileiros que escolheram o Facebook (18,4%). Diferentemente dos colombianos que se sentem mais impactados pelo Instagram (40%), seguindo a tendência de outros países quando se trata de grandes redes sociais.
Já os peruanos são os mais propensos a sentir que o conteúdo do TikTok tem o maior impacto sobre eles, com cerca de um sexto (15,9%) dos entrevistados deste país favorecendo a plataforma de mídia social mais jovem, em comparação com uma média de menos de metade (7,6%) desse montante em suas contrapartes regionais.
Enquanto os entrevistados do Chile são mais propensos a sentir que “nenhuma” das principais postagens das principais plataformas de mídia social tem um grande impacto sobre eles, com mais de um em cada dez (12,3%) chilenos se sentindo assim. Um contraponto a isso, aparece em um índice similar a todos os países - são os posts de propagandas das marcas que mais influenciam nas compras de produtos, com uma média de 37% nos seis países onde foi realizada a pesquisa.
Compartilhamento de experiências
Há também muitos consumidores que decidem não compartilhar suas experiências de compras online em nenhuma plataforma, com quase um terço (28,6%) dos consumidores argentinos, por exemplo, respondendo que não usam nenhuma plataforma de mídia social para falar sobre suas experiências positivas ou negativas com a compra de produtos online. Isso não ocorre apenas em um país, pois mais de um quinto (20,5%) dos latino-americanos diz que não usa nenhuma plataforma de mídia social para falar sobre suas experiências de compras online.
Os mais propensos a compartilhar suas experiências de compras online por meio de plataformas de mídia social são os peruanos, com apenas 15,6% dizendo que não usam nenhuma das principais redes sociais para se comunicar positiva ou negativamente sobre suas compras. Sua rede favorita para compartilhar experiências online é o Facebook, com
mais de um terço (37,7%) dos peruanos usando esta plataforma para tais fins.
Os argentinos embora não gostem de compartilhar suas experiências de compras on-line pelas mídias sociais, eles também são a população mais propensa a dizer que 'não seguem nenhuma marca pelas mídias sociais', com mais de um em cada dez (12,6%) argentinos escolhendo essa resposta quando perguntado o que os faz seguir uma determinada marca online.
Ainda há uma proporção igualmente significativa de consumidores argentinos (12,2%) que dizem que ‘sentem que seu senso de pertencimento à comunidade é fortalecido’ quando seguem uma marca e sentem que entendem seus valores e missão. As marcas devem estar cientes de que, embora uma proporção notável de argentinos não expresse seu engajamento online, eles ainda sentem isso quando uma marca comunica sua missão de forma eficaz.
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