MADE POSSIBLE BY

Powered by

Inovação: o impacto dos totens de autoatendimento no segmento de food service

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

8 de mar. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Diante do surgimento de cada vez mais recursos tecnológicos e das mudanças de comportamento do cliente, que se torna mais protagonista de seu consumo, abrir um negócio exige constante atualização às tendências do mercado. É preciso pensar em soluções criativas para a retenção do consumidor e, claro, para aumentar a receita.  Em cinemas e aeroportos, os totens de autoatendimento já ganharam os consumidores e agilizaram os processos. A tecnologia que possibilita a compra de ingressos e realização de check-ins para viagens diretamente pelo consumidor também vem se tornando uma tendência no segmento de foodservice nos últimos meses. De acordo com um estudo da Croma Marketing Solutions, 60,4% dos brasileiros pretendem utilizar a tecnologia de autoatendimento para realizar uma compra nos próximos anos. Com consumidores cada vez mais independentes, as plataformas contribuem não apenas para a melhoria da experiência do consumidor, como também para incrementar o faturamento de forma criativa.   A solução ainda possibilita uma visualização mais intuitiva do cardápio, permitindo que o cliente tenha acesso às opções com agilidade, o que aumenta sua autonomia durante todo o processo. Neste caso, ainda é possível criar uma jornada personalizada e que converse com a linguagem da marca, ampliando ainda mais a conexão com seu cliente.  Outro benefício é a rapidez na entrega dos pratos, já que o sistema envia os pedidos diretamente à equipe da cozinha para que o seu preparo seja iniciado. A tecnologia também evita erros cometidos por atendentes, como um detalhe a mais ou a menos no pedido, que pode ser facilmente esquecido durante o repasse aos cozinheiros. Os totens de autoatendimento também contribuem para a redução de filas em um estabelecimento, evitando a sobrecarga dos atendentes, caso o restaurante esteja cheio.   A tecnologia de autoatendimento ainda reduz custos no estabelecimento. Diante de todas as funções desempenhadas pelos totens, os gestores economizam em contratações de atendentes, além de diminuírem o investimento em material impresso, como cardápios e comandas de papel.  Com a chegada da era digital, a inovação passou a ser fundamental e, cada dia mais, esse modelo se torna realidade. Com a estratégia certa, o autoatendimento pode ser uma ferramenta essencial para garantir resultados de vendas mais expressivos, bem como para fidelizar o consumidor. Longe de ser um modismo, acompanhar o mercado é questão de inteligência comercial. *Lucas Roberto é Head de Marketing do IFB

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar