A publicidade com influenciadores nas redes sociais é o segundo maior fator motivacional para os brasileiros (48%) na hora de aproveitar as ofertas da Black Friday, perdendo apenas para os descontos e promoções (76%) que caracterizam a data, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela Wake Creators.
Neste cenário, contar com creators confiáveis na frente de divulgação de ofertas críveis é um objetivo a ser considerado pelas marcas. Isso porque a maioria (24,3%) dos consumidores entrevistados tendem a valorizar anúncios que destacam grandes descontos e promoções, e os demonstrativos de produtos (12,6%) e os conteúdos divertidos (12,5%) – ambos expertises dos influencers – são os formatos mais convincentes.
Em relação aos tipos de análises preferidas, os consumidores dão destaque aos comentários com imagens (70%) e escritos (68%), seguidas pelos vídeos (60%). No processo de escolha de uma loja ou site, a opinião de influenciadores também é relevante para 52% dos consumidores, que consideram a participação "muito importante".
Os sites de compra lideram a pesquisa (65%) em termos de canais mais buscados para a consulta de reviews, seguidos pelo Instagram (58%) e pelo ReclameAqui (55%). Redes como o TikTok (37%) e o YouTube (30%) também ganham visibilidade, especialmente para avaliações em formato de vídeo.
Quando questionados sobre a primeira marca que vem à mente em relação à Black Friday, 19% dos entrevistados mencionaram a Magalu, seguida pela Amazon com 17% e Americanas com 8%. Outras marcas como Casas Bahia e Samsung também foram citadas, embora em menor proporção.
Para esta Black Friday e para os eventos do porvir, a recomendação é que empresas invistam cada vez mais em avaliações autênticas e acessíveis, utilizando múltiplos formatos e canais para alcançar diferentes perfis de consumidores.
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