MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Influenciadores geram 3 vezes mais engajamento que marcas nas promoções de Black Friday

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

19 de nov. de 2025

CATEGORIA

Notícias

As marcas que recorreram a criadores de conteúdo tiveram desempenho superior nas redes na última edição da Black Friday. A taxa média de engajamento das promoções feitas por marcas no Instagram foi de 0,19%, três vezes menor que a registrada por influenciadores. 

Em contrapartida, o volume de posts de marcas foi o dobro do produzido pelos creators, mostrando que boa parte das empresas ainda não explora o potencial do trabalho com influenciadores durante a Black Friday.

É o que mostra um levantamento da HypeAuditor, que examinou publicações no Instagram entre 1º de outubro e 15 de dezembro de 2024 com hashtags ligadas ao período promocional (#blackfriday, #cybermonday, #blackweek, #blacknovember e #promoção) para mapear o comportamento de marcas e influenciadores.

A análise textual das publicações mostra uso intenso de mensagens de urgência e escassez — “só hoje”, “últimas horas”, “estoque limitado” — que ativam o FOMO. Expressões como “frete grátis”, “cashback” e “até 90% off” também se destacaram, reforçando benefícios concretos para os consumidores.

O movimento mais evidente do mercado é a pulverização de investimentos em influenciadores menores, estratégia que tem mostrado resultados superiores em engajamento e conversão, além de abrir espaço para empresas de diversos segmentos participarem do Marketing de influência de maneira eficiente e planejada.


O estudo aponta que celebridades somaram 329 posts sobre Black Friday, com alta capacidade de alcance, mas engajamento menor e custo elevado. Os influenciadores, por sua vez, utilizam linguagem direta, emocional e orientada à ação, adaptada ao consumo rápido no mobile, combinação que impulsionou os resultados das campanhas de 2024.

Nano e micro influenciadores concentraram a maior parte das campanhas, com mais de 80 mil publicações relacionadas ao período. O formato Reels se firmou como o mais eficiente para atenção e conversão, liderando o volume de curtidas, visualizações e comentários, com vantagem por permitir narrativas curtas, demonstração de produto e apelo emocional.

Segundo Maria Marques, Gerente de Marketing para a América Latina do HypeAuditor, muitas companhias seguem acreditando que campanhas com influenciadores são restritas a grandes negócios, quando os dados revelam o oposto. Para ela, trabalhar com criadores de diferentes nichos e portes representa uma oportunidade concreta para empresas de qualquer tamanho que buscam conexão e desempenho em datas promocionais.

Leia também: Black Friday além dos descontos: criatividade, cupons e collabs ditam o jogo do consumo em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme