Se de um lado, a IA operacionaliza com maestria a entrega de campanhas digitais a partir de associações complexas que nem mesmo as próprias big techs conseguem explicar, do outro lado, o custo e a saturação dos anúncios se tornam assuntos recorrentes nas reuniões semanais dos times de performance.
É nesse contexto que os profissionais do marketing digital estão criando suas próprias oportunidades onde os algoritmos não alcançam: anunciando no trajeto dos clientes, com OOH.
A grande sacada é criar um elo entre o mundo digital e o físico
O segredo desses profissionais está em cruzar dados da inteligência artificial, do Machine Learning, das plataformas de anúncios como Google Ads e Meta Ads com o planejamento da jornada física.
Enquanto o online apresenta dados sobre comportamento de navegação, histórico de buscas e interações com anúncios. O offline impacta determinando a localização do usuário, entendendo tempo de permanência e recorrência em lugares, como elevadores, academias e salões de beleza.
“Hoje, a IA me permite ajustar um anúncio com base não só na navegação online, mas em padrões de deslocamento físico. Isso muda o jogo para as empresas que querem desde reforçar a lembrança da marca até otimizar o custo de conversão”, afirma Thaiz Lima, especialista em tráfego pago e automações.
Cada vez mais marcas estão olhando com atenção para soluções que combinam o online com a presença física. Segundo estudo da Nielsen de 2023 apontam que campanhas digitais que contam também com publicidade OOH têm 40% mais efetividade.
Nesse cenário, plataformas como o Aqui Ads, da Eletromidia, ganham força por possibilitarem que anunciantes possam estar presentes exatamente no trajeto de seus clientes, com base em geolocalização e inteligência contextual. A mesma segmentação precisa que o digital oferece pode, agora, se transformar em presença nos bairros onde a conversão realmente acontece.
“Já não se trata apenas de analisar dados de navegação. O marketing digital evoluiu e ganha ainda mais potência quando se conecta à jornada física do consumidor, no contexto em que ele vive”, destaca Andrea de Oliveira, Product Marketing Manager do Aqui Ads.
A jornada de compra é multicanal e a presença física é decisiva
A era do marketing de presença não se trata mais de adivinhar o próximo passo do consumidor. Com o poder da inteligência artificial, é possível prever e se antecipar, tornando a jornada do cliente mais fluida e as campanhas mais eficientes do que nunca.
O futuro do marketing é agora, e ele está no cruzamento exato do mundo digital com o mundo real.
Quer ver tudo isso na prática?
Na plataforma Aqui Ads, você pode criar sua campanha de mídia OOH em poucos cliques. Nossa ferramenta de inteligência artificial ajuda a personalizar modelos editáveis de anúncios, permitindo que sua marca ganhe presença nos bairros certos com a identidade visual que você já tem.
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