Você com certeza já ouviu alguma variação da expressão “não adianta valorizar depois de perder” em algum momento da vida. Embora a frase quase sempre represente o diagnóstico de situações que não podem ser reparadas, a Hellmann’s decidiu desafiar a rigidez da expressão em um experimento social, conduzido em forma de leilão, desenvolvido em prol da conscientização sobre o desperdício de comida.
Entre lotes de obras de arte e antiguidades, a leiloeira apresentou uma batata com o lance inicial de R$ 1.630,00. Atores disfarçados aumentaram os lances, causando surpresa no público presente, que, até o momento, não sabia que estava participando de um experimento social. Ao término dos lances, o vegetal foi arrematado por R$ 100 mil.
O valor escolhido para o lance inicial - maior do que o salário mínimo no pais, R$ 1.320,00 - é equivalente ao montante médio desperdiçado por uma família de três pessoas em decorrência do descarte de alimentos em sua casa por ano no Brasil. Segundo uma pesquisa conduzida pela Hellmann’s em parceria com a OpinionBox, em julho, 82% dos brasileiros desperdiçaram comida.
A pesquisa também avaliou as principais causas do hábito de desperdício dos brasileiros, e identificou razões como a falta de conhecimento na hora de conservar os alimentos, uma dificuldade apontada por 40% dos entrevistados. O grupo se estende e compõe parte da parcela de 61% dos respondentes que afirmam que “criar novas receitas com ingredientes esquecidos não é uma tarefa fácil”.
Adicionalmente, os participantes da pesquisa apontaram a segunda-feira como o dia da semana com maior propensão ao desperdício. Pensando nisso, a Hellmann’s lançou a campanha “Segunda-feira Sem Desperdício”, cujo objetivo é estimular a transformação do comportamento dos brasileiros de modo a estimulá-los a utilizar o primeiro dia da semana para reunir itens esquecidos na geladeira - em boa condição de consumo - e transformá-los em novas refeições.
Para isso, toda segunda, a campanha ocupa as redes sociais de Hellmann's convidando influenciadores e personalidades a cozinhar, dando vida nova para as sobras. Sobre as ações promovidas pela marca, a diretora de marketing de Hellmann's no Brasil, Carolina Riotto, destaca que o movimento conscientiza e estimula os brasileiros a valorizarem verdadeiramente os alimentos e a darem uma segunda chance àqueles que estão parados na geladeira, reduzindo de vez o desperdício.
O vídeo do experimento, criado pela Ogilvy Brasil, está no ar nas redes sociais da marca, e o valor de R$100 mil, arremate final da batata leiloada, faz parte do montante de R$1.7 milhões, doados entre 2021 e 2023 por Hellmann's a iniciativas destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
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