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Growth Digital: conheça 5 ferramentas úteis para alavancar o crescimento orgânico

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de nov. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

O que falar? Por que falar? Para quem falar? Como falar? Durante a palestra “Growth orgânico usando IA”, ao CMO Summit 2023, Otávio Pompeu, Fundador do IA com Pompeu, definiu as quatro questões como importantes eixos de descoberta para pessoas e empresas que desejam impulsionar o crescimento orgânico no mundo digital.

Para cada eixo, Pompeu elencou ferramentas apropriadas para a execução estratégica das respostas pertinentes a eles. Neste contexto, a resposta para a primeira pergunta passa pelo entendimento sobre a dinâmica dos tópicos virais e como mapeá-los. “A partir do momento em que não colocamos dinheiro na comunicação, precisamos falar exatamente o que o público quer ouvir. Os assuntos virais nos ajudam a cativar pessoas e fazem com que elas nos vejam como referência naquilo que elas têm dúvida”, pontua.

Atualmente, a busca por tendências e assuntos virais pode ser auxiliada por diferentes ferramentas, algumas bastante conhecidas pelo público, outras nem tanto. “O ChatGPT 4.0 admite o plugin do Surge.AI, ferramenta que elabora listas de tendências e contribui para a construção de um backlog de ideias. Outra ferramenta é a Quora, rede social baseada em perguntas e respostas. Por lá, é possível conhecer tanto as dúvidas quanto as opiniões e respostas sobre assuntos relacionados a nichos específicos, o que facilita a criação de conteúdo para essas comunidades”, prossegue.

Quanto ao “por que falar?”, segunda pergunta do eixo de crescimento orgânico, Pompeu sugere o uso de ferramentas complementares às escolhas comuns, como o site Answer The Public. “O site mostra um framework do Golden Circle - O que, por que, como e qual - e traz várias das perguntas que as pessoas estão fazendo nos mecanismos de pesquisa e nas redes sociais, rankeando o que está sendo pesquisado. Isto nos permite entender melhor o que as pessoas estão falando e o que é relevante para o nicho com o qual queremos nos comunicar”, explica.

A performance estratégica nos dois eixos restantes, “para quem falar?” e “como falar?” pode ser aprimorada ao estudar o trabalho de criadores de conteúdo consolidados, principalmente os que construíram comunidades sólidas dentro de um nicho de interesse. Para este fim, o ViralFinder AI, recomendado por Pompeu, permite a pesquisa nominal de influencers A busca resultará em um ranking composto por todos os vídeos publicados pelo influenciador pesquisado e apontará parâmetros, como o número de comentários, likes e visualizações.

Para Pompeu, o estudo estratégico de influenciadores consolidados pode ser um divisor de águas para a carreira de um creator aspirante. “Ao estudarmos essas pessoas, analisamos quatro coisas importantes: os tópicos mais relevantes para uma comunidade específica, o tom de voz assimilado pelo público, os formatos de edição voltados para entreter e engajar e, por fim, quais métricas devem ser analisadas. Players que atuam no seu nicho são a melhor forma de estudar o que está dando certo e o que está dando errado”, finaliza.

Leia também: Minha marca viralizou. E agora?

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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