MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Greve de atores e roteiristas nos Estados Unidos impõe mudanças ao mercado publicitário

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

21 de jul. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Em greve desde o dia 2 de maio, a Writers Guild of America, associação de sindicatos que representam os roteiristas na indústria cinematográfica estadunidense, ganhou no último dia um reforço de peso: a participação dos atores.

Juntos, os grupos buscam a atualização dos contratos de trabalho, o que inclui a melhoria e parcelas justas sobre os direitos autorais das produções distribuídas pelas plataformas de streaming. Além disso, ambas as categorias pedem revisões significativas sobre o uso da Inteligência Artificial no cinema.

Os pleitos, no entanto, dependem de um acordo bilateral com a Alliance of Motion Picture and Television Producers, um conglomerado da indústria cinematográfica, que representa os principais estúdios e plataformas de streaming de Hollywood.

Até aqui, as tratativas encontraram imbróglios e terminaram sem o fechamento de um acordo - e isso pode impactar significativamente o mercado publicitário. Especialistas ouvidos pelo portal The Drum apontam que, caso a greve se prolongue, os players de mídia encontrarão dificuldades para atender as demandas do público, o que pode reduzir o retorno obtido pelos anunciantes.

Alternativas à greve - onde investir?

O fracasso das tentativas de acordo deixa pouco espaço para uma previsão sólida sobre o término da greve. A possibilidade de que o movimento se estenda por meses é real, e por isso, especialistas já recomendam que marcas anunciantes comecem a adaptar suas estratégias de mídia a fim de explorar outros mercados.

Segundo o Vice-Presidente de Vendas da Guideline, Darrick Li, mudanças temporárias no orçamento dedicado aos anúncios são perfeitamente possíveis e, dada a situação atual, devem ser observadas mais frequentemente. Ele ressalta que, enquanto durar a greve, vídeos Out of Home (OOH) e produções audiovisuais curtas, produzidas por perfis da Internet, devem ganhar espaço no mercado publicitário, uma vez que essas produções não estão ligadas aos atores e roteiristas.

O Vice-Presidente também destacou a performance da programação esportiva nas plataformas de streaming. Segundo ele, anunciantes devem continuar a investir em publicidade nesses canais, uma vez que a audiência registrada nestas transmissões é alta e independe do trabalho de atores e roteiristas.

Seguindo uma linha de raciocínio parecida, o Chefe de Marketing da LG Ad Solutions, Tony Marlow, acredita que o maior impacto causado pela greve será a mudança nos hábitos de consumo dos telespectadores - o que, segundo ele, não é, necessariamente, algo negativo.

Marlow reforça a ideia de que a maioria dos serviços de streaming não dependem de programação roteirizada, pois possuem catálogos ricos de programação, bem como a gravação de produções inéditas, prontas para serem lançadas.

Para o Chefe de Marketing, caso os serviços de streaming assumam o posto de principal plataforma do entretenimento audiovisual, a transformação dos hábitos de consumo provocará mudanças duradouras no âmbito da indústria cinematográfica, e a situação poderá construir um catalisador para o mercado de anúncios, que deverá se adaptar a uma nova realidade.

Em contrapartida, a Diretora de Marketplace da UM Worldwide, Stacey Stewart, adotou um tom menos otimista e ressaltou a probabilidade de cortes de gastos nas receitas de entretenimento audiovisual, concluindo que um número cada vez maior de áreas do setor será impactado a medida que a greve se prolonga.

Leia também: Netflix divulga novo plano mais barato e com anúncios

Clube Mundo do Marketing

*Com informações do The Drum

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme