No começo de dezembro, o Google anunciou uma mudança em seu buscador. Agora, os usuários podem rolar por mais resultados até encontrarem o botão para outra página. Na prática, funciona como uma espécie de scroll contínuo: um redesign da página onde os usuários encontram mais resultados com menos clicks.
Na avaliação da revista Search Engine Jornal, a novidade pode ser vantajosa para os sites dos anunciantes, já que haverá menos espaço para “brigar” por qualificação no Google. Por enquanto, está disponível apenas para o desktop em inglês nos Estados Unidos e ainda sem data de lançamento no Brasil.
Contudo, a mudança chega com potencial de otimizar uma jornada de compra bem comum no Brasil e cuja etapa inicial é o Google. De acordo com a 3ª edição do estudo State of Search Brasil, da Hedgehog Digital, que tem o intuito de compreender o comportamento de busca on-line dos brasileiros, para 70% dos consumidores, antes de comprar qualquer bem ou serviço, o primeiro passo é fazer uma pesquisa no Google.
A pesquisa levantou também variações na jornada do consumidor logo após a primeira pesquisa no Google, como por exemplo, que a partir de links oferecidos pelo buscador, ele entra em diversos sites para pesquisar o produto (25%). Outros hábitos são: procurar informações sobre o produto (19%), buscar o site da marca desejada (16%), buscar informações sobre a marca ou empresa que oferece o produto (14%), pesquisar ofertas e fazer comparações na aba “Shopping” (13%), pesquisar o produto para comprar em outro momento ou local (10%) e comprar imediatamente no primeiro link encontrado (3%).
Por outro lado, o levantamento apontou também que o segundo hábito mais recorrente entre os usuários (12%), durante a jornada de compra, é buscar os produtos diretamente no site das lojas, especialmente em marketplaces, como Americanas, Magazine Luiza e Submarino. Felizmente, o próprio Google fornece algumas ferramentas para isso, como Google Ads, Google Keyword Planner, Analytics, Shopping e SEO+CPC.
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