MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

“Geração do futuro”, Alfas já detêm alto poder de compra e influência no mercado

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

10 de nov. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Detentores de um poder de compra anual de US$ 360 milhões, segundo a Bloomberg, movimentadores de R$ 268 mensais, em média, de acordo com o Mercado Pago. Estes, por si só, são bons motivos pelos quais a Geração Alfa - nascidos entre 2010 e 2025 - deve, desde já, fazer parte da estratégia de marcas e empresas.

No Brasil, a Geração, cujos membros mais “experientes” completam 13 anos em 2023, representa 17% da população nacional e a demografia do grupo também é significativa no panorama global. Projeções apontam que em 2025 o planeta abrigará 2,5 bilhões de Alfas - o que fará deles a maior geração da história da humanidade, conforme aponta o estudo “O fenômeno Alfa”, produzido pela WGSN em parceria com a Meio & Mensagem.

O estudo aponta, também, que embora a ascensão dos Alfas ao protagonismo econômico  global deva ocorrer por volta de 2030, a geração já exerce notável influência sobre tomadas de decisão de compra e, por conseguinte, sobre a performance das marcas.

Neste contexto, 88% dos pais são influenciados pelos filhos enquanto fazem compras em shoppings ou supermercados e 70% dos pais latino-americanos são persuadidos pelos filhos quanto às decisões de compras em categorias como brinquedos, entretenimento, vestuário, calçados e fast food.

Voltando o foco da análise para o Brasil, o estudo identificou que o mercado nacional de produtos infantis arrecada R$ 16 bilhões e cresce 14% anualmente - um desempenho impulsionado pelo fato de que mais da metade da população que se encaixa na faixa etária de 10 a 13 anos possui o próprio telefone celular, o que permite a identificação e a associação com diferentes marcas desde muito cedo.

Dialogar com essa geração, no entanto, exigirá preparo por parte das marcas. O estudo ressalta que os membros da Geração Alfa exigirão mais das empresas, incluindo melhores experiências físicas e experiências digitais mais personalizadas.

Leia também: Avanço da tecnologia acelera o surgimento de novas gerações, aponta WGSN

Pinterest - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme