Com a aproximação das festas de fim de ano, o Nubank identificou mudanças nos hábitos de consumo de clientes com menos de 18 anos, pertencentes às gerações Z e Alpha. A análise dos padrões de gastos entre novembro e dezembro aponta uma reconfiguração das prioridades de consumo nesse período.
Gastos com vestuário cresceram 33%, enquanto as despesas com eletrônicos avançaram 25%. As categorias ligadas ao lazer registraram alta ainda maior, de 35%. Em sentido oposto, houve retração nos gastos com restaurantes e supermercados, que variaram entre queda de 10% e 14% entre os clientes menores de idade.

O uso da funcionalidade Caixinhas também se intensifica no fim do ano. Em dezembro de 2024, o valor médio reservado foi 28% superior ao de novembro, com depósitos médios de R$ 334,00. Dados preliminares de 2025 indicam a repetição desse comportamento.
No mesmo período, usuários passaram a nomear as Caixinhas com objetivos associados às celebrações, com registros de milhares de reservas identificadas com termos como “Presentes de Natal”, “Amigo Secreto”, “Parcelas Ano Novo”, “Rifa Natalina”, “Caixinha de Natal” e “Natal e Ano Novo”.
As práticas de presentear também refletem maior digitalização. As transferências via Pix acompanhadas de mensagens com referências às festas de fim de ano apresentaram crescimento expressivo. Entre outubro e novembro de 2025, o volume dessas mensagens enviadas por usuários mais que triplicou, com textos personalizados relacionados ao Natal e ao Ano Novo.
Leia também: Nubank alcança R$ 214,76 bi e lidera ranking das marcas mais valiosas de 2025
COMPARTILHAR ESSE POST







