A economia da cultura e das indústrias criativas movimenta R$ 230,14 bilhões o equivalente a 3,11% do PIB, segundo um estudo do Observatório Itaú Cultural. Outro levantamento da Confederação Nacional da Indústria aponta que um milhão de novos empregos serão gerados pela economia criativa até 2030 alcançando 8,4 milhões de pessoas. Dentro deste contexto e das recentes transformações que impactam o setor alinhada a sua missão de estimular o pensamento criativo e o empreendedorismo, a Belas Artes realiza o Fórum de Economia Criativa com o tema: Inovação e Transformação: Explorando o Futuro.
Entre 23 e 25 de setembro, o Fórum será palco de palestras, painéis e discussões com profissionais conectados com as principais tendências que estão redefinindo o mundo criativo em temas como a inovação, tecnologia, sustentabilidade, neurociência. O objetivo é criar um espaço para refletir sobre o presente com visão para o futuro do setor explorando como as novas práticas e tecnologias emergentes estão moldando o mercado.
A inovação e a criatividade são temas transversais a todos os painéis. No dia 23 de setembro, segunda, às 10h, um time de especialistas em educação e psicologia abrem o evento com o tema “Neuroaprendizagem” e discutem como a neurociência está transformando a educação em painel liderado pela Profa. Dra. Josiane Tonelotto e com a participação da Profa. Dra. Leila Rabello de Oliveira, Profa. Dra. Adriana Satico Ferraz, Prof. Dr. Ricardo Franco de Lima.
Na segunda parte da tarde, às 18h, o painel Como a Inteligência Artificial está revolucionando o futuro da Moda Digital e criando novas possibilidades recebe Katia Suzuki e Gabriela Burkoth, da CLO Virtual Fashion. Em seguida, às 19h, as aplicações práticas da IA para impulsionar diferentes setores criativos será apresentada por Eduardo Coelho, Head da Adapta. No dia seguinte, 24, às 20h, terça, Pyr Marcondes e Francisco Brito reforçam com cases como a IA alavanca a Economia Criativa.
Em 25 de setembro, quarta, às 18h, Suzana Oliveira e Barbara Vallim, da Hera Build destacam como acontece a colaboração entre humanos e tecnologia na arte. Às 19h, Erich Shibata Chief Creative Office da Cimed e Rodrigo Irineu, diretor de marketing da Belas Artes discutem as tendências de marketing digital para a economia criativa e, em seguida, às 20h, palestra de Bruna Fernandes, coordenadora de mídias da Chilli Beans.
O Fórum marca o início das comemorações do centenário da instituição que, em 23 de setembro, completa 99 anos de história e segue alinhada aos novos rumos da economia criativa, desempenhando um papel fundamental na formação de profissionais talentosos, inovadores e empreendedores.
O evento é aberto ao público e gratuito por meio de transmissão online via BA Play, nova plataforma de streaming da Belas Artes.
Leia também: Maioria das agências de Marketing não sobrevivem cinco anos
COMPARTILHAR ESSE POST