O Clube de Regatas do Flamengo lançou uma campanha que amplia a dimensão de sua marca e propõe um feito histórico: o reconhecimento da Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta pela ONU.
A torcida do Flamengo ultrapassa 45 milhões de pessoas. Se fosse um país, seria a 36ª maior população do mundo, à frente de nações como Espanha e Argentina. Mais do que números, trata-se de uma comunidade com símbolos, rituais e um senso de pertencimento que extrapola o futebol, consolidando-se como expressão cultural global, segundo o Clube.
Criada pela Artplan, a campanha tem como objetivo gerar engajamento massivo, ampliar a percepção da marca Flamengo como ativo internacional e posicionar o clube em diálogo com cases de Marketing esportivo e cultural reconhecidos mundialmente.
O projeto envolve mobilização por meio de uma petição pública, ativações digitais e ações integradas de conteúdo com foco em repercussão orgânica e cobertura espontânea.
O lançamento contou com pronunciamento especial de Zico, maior ídolo da história do Flamengo e embaixador da marca, transmitido pela FlamengoTV. A estratégia reforça a força do storytelling: ao dar voz ao sentimento da torcida, o ídolo traduz a paixão coletiva em narrativa institucional. “O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação”, declarou no vídeo-manifesto. Além da Artplan, a Quintal participa do desdobramento de conteúdo, ampliando o alcance da ação.
Leia também: Flamengo adota ônibus 100% elétrico em parceria com a BYD
COMPARTILHAR ESSE POST








