A Facilita&Pronto, marca do Grupo EBEG, comemora 10 anos apostando em uma estratégia de marketing centrada no fortalecimento da marca e na proximidade com o consumidor final. Fundada em 2015, a marca se posiciona como a segunda marca da categoria de bazar mais lembrada pelos supermercadistas e clientes no estado de São Paulo, segundo pesquisa da revista SA Varejo.
O marco da década coincide com o lançamento da Fátima da Facilita, personagem criada com inteligência artificial para humanizar a comunicação da marca e estreitar o relacionamento com as donas de casa. "A Fátima da Facilita vem para aproximar a indústria do cliente final, trazendo um personagem que se identifica com a dona de casa", explica Caio Castro, Head de Marketing da empresa.
A Facilita&Pronto atua no segmento de envoltórios para alimentos, oferecendo produtos como papel alumínio, filme PVC, sacos para alimentos, assadeiras descartáveis, formas de papel para airfryer, entre outros, e tem presença nacional com forte influência em cinco regiões do país: São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Sul de Minas, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A marca começou a sua história com apenas 6 SKUs. Hoje, a transformação do negócio e a relevância da marca são grandes conquistas. O portfólio saltou para quase 90 itens e os resultados da transformação são mensuráveis, pois antes a marca não aparecia bem posicionada nas pesquisas de mercado.
"A marca sai de um cenário onde praticamente não aparecia nas pesquisas de mercado Era uma marca de certa forma nula diante do cenário de liderança. De três anos e meio para cá, a gente começa a aparecer em pesquisas segmentadas do nicho, de maneira constante", comenta Castro. Esse crescimento foi catalisado para a introdução da Fátima da Facilita, apostando em uma nova dimensão ao relacionamento com o consumidor.
Fátima da Facilita: o coração da estratégia de proximidade
Lançada em abril, a personagem Fátima da Facilita representa muito mais que uma aposta da marca na humanização através da tecnologia - ela é um dos pilares centrais da estratégia de marketing para os próximos anos. A criação vai além da simples geração de um avatar: a Fátima da Facilita foi meticulosamente desenvolvida para espelhar características autênticas da dona de casa brasileira, com linguagem coloquial, familiar e uma personalidade que gera identificação genuína.
A personagem virtual vem se tornando a principal embaixadora da marca, presente em todos os canais digitais da Facilita&Pronto. A Fátima da Facilita protagoniza campanhas educativas sobre o uso correto dos produtos, oferece dicas práticas de organização e armazenamento de alimentos, e interage diretamente com consumidores nas redes sociais. "Ela não é apenas um rosto para a marca, mas sim a materialização da nossa proximidade com a dona de casa brasileira", enfatiza Castro.
A Fátima da Facilita também desempenha papel fundamental na diferenciação competitiva da marca. Enquanto concorrentes investem em campanhas tradicionais, a Facilita&Pronto aposta na construção de relacionamento duradouro através de sua personagem virtual, que oferece conteúdo relevante e contínuo para o dia a dia dos consumidores.
A aposta em inteligência artificial para marketing, representada pela Fátima da Facilita, se alinha com as principais tendências do setor para 2025. Segundo pesquisas recentes, 61% dos profissionais de marketing consideram a IA como principal tendência para o próximo ano, especialmente em sua capacidade de personalização em escala e criação de experiências mais próximas com o consumidor.
Crescimento sustentado potencializado pela inovação
Em uma década de atividades, o crescimento da Facilita&Pronto reflete uma estratégia bem definida de posicionamento no mercado, sempre pautada na qualidade e praticidade e agora amplificada pela presença marcante da Fátima da Facilita como catalisadora do relacionamento com o consumidor. "O posicionamento de marca é o intermediário mesmo. A gente não vai ser o mais caro, mas também não vai ser o mais barato", define o executivo.
Esse posicionamento permite à marca competir por qualidade sem comprometer a acessibilidade. E é aí que um dos principais pilares da marca se fortalece junto ao cliente direto: a recompra garantida - um processo que a Fátima da Facilita tem potencializado.
A Fátima da Facilita se tornou fundamental para sustentar a frequência de comunicação que diferencia a marca no mercado. "O que vemos na categoria é que essa frequência não existe. Nossa personagem virtual permite manter presença constante e relevante junto ao consumidor", destaca Castro, ressaltando como a Fátima da Facilita revolucionou a estratégia de comunicação da marca.
O setor de embalagens e descartáveis, onde a empresa atua, registrou em 2024 um crescimento de 6,7% na produção, com valor bruto de R$ 165,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Embalagens (Abre).
A trajetória da Facilita&Pronto, impulsionada pela inovação, ilustra como marcas de categorias tradicionalmente menos sensíveis ao branding podem construir identidade forte através de estratégias consistentes de marketing. Em um mercado cada vez mais competitivo, a empresa demonstra que a combinação entre inovação tecnológica, proximidade com o consumidor e presença frequente nos canais de comunicação - personificada pela Fátima da Facilita - pode ser a chave para sustentar crescimento e relevância de marca nos próximos anos.
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