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Expectativa e experiência do cliente: o que diz a psicologia de consumo?

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Tempo de Leitura 2 min

Expectativa e experiência do cliente: o que diz a psicologia de consumo?
Expectativa e experiência do cliente: o que diz a psicologia de consumo?
Expectativa e experiência do cliente: o que diz a psicologia de consumo?

A expectativa é um conceito da psicologia que está presente em diversas áreas da nossa vida, desde as relações interpessoais até o processo de compra. Na prática, a expectativa do cliente é a antecipação de algo que o consumidor acredita, e esse fenômeno psicológico desempenha um papel crucial na forma como percebemos nosso cotidiano e tomamos as nossas decisões. Seja na forma de esperança, desejo ou até mesmo receio, a expectativa de um consumidor molda as suas tomadas de decisões e comportamentos, por isso, é tão importante que as empresas e os times de vendas compreendam o que o cliente espera na hora da compra. 

No meu livro, Customer Experience Descomplicado, falo que, o cliente desenvolve a sua expectativa basicamente de três formas: experiências próprias, experiência de terceiros e promessas de marca.

Como funciona na prática:

  • EXPERIÊNCIAS PRÓPRIAS: acontece a partir das vivências do próprio cliente. Quando ele possui uma experiência com a sua marca, isso gera nele um aprendizado e percepção que fica registrado na mente, fazendo-o refletir positivamente ou negativamente sobre a marca sempre que lembrar dela.


  • EXPERIÊNCIAS DE TERCEIROS: o cliente não possui experiência real com a marca, mas, algum familiar ou amigo conta algo sobre a marca, ali, acontece também uma construção imagética sobre a marca, levando-o a considerá-la ou não como uma opção.


  • PROMESSAS: quando a marca diretamente realiza uma promessa por meio de publicidade, mídia ou marketing de influência, por exemplo. Por isso, é tão importante pensar em como comunica-se uma marca, produto ou serviço. O cliente constrói também as suas expectativas por meio da comunicação. 

cliente cria expectativas positivas

De acordo com a psicologia, uma das principais funções da expectativa é sua capacidade de motivar. Quando um cliente cria expectativas positivas em relação a algo, ele vai buscar repetir, indicar e criar novas vivências com o objeto de desejo. Por outro lado, expectativas negativas podem causar desmotivação e inatividade, levando a um ciclo de insatisfação e por consequência, a troca da marca.

Sempre digo em aulas, mentorias e estudos que, a marca deve estrategicamente e intencionalmente atender as expectativas ou remodelar as expectativas do cliente por meio dos mais diversos pontos de contato que esse consumidor terá ao longo da sua jornada: mídias digitais, canais de atendimento, vendedores, PDV, entrega, etc.

Quer uma dica poderosa? Revise a sua jornada do cliente e verifica se existe alguma barreira que pode prejudicar (ou frustrar) a expectativa do cliente.

CX é intencionalidade estratégica. Será que sua marca está atenta a este detalhe e gerenciando adequadamente a expectativa do cliente?

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Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Fernando Coelho

Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Diretor Consultivo de Experiência do Cliente. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas.

AUTOR

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