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Estratégias digitais: seis dicas para e-commerces alavancarem as vendas no Dia das Mães

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de mai. de 2023

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Não é por acaso que o Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre para o comércio. A comparação encontra respaldo em números: no ano passado, o Dia das Mães foi responsável por expandir em 15% as vendas do e-commerce em comparação a 2021, chegando aos R$ 7 bilhões de faturamento e ao volume de pedidos de 14 milhões, de acordo com pesquisa da Neotrust.

Já entrando no aspecto das pequenas e médias empresas no canal digital, o segundo domingo do mês de maio movimentou R$ 142 milhões, crescimento de 6,8% em relação a 2021, segundo levantamento da Nuvemshop. É evidente que a ocasião oferece grandes chances de vendas para comerciantes de todos os tamanhos. No entanto, é preciso estar preparado para agarrar as oportunidades.

Pensando nas medidas que podem ser incorporadas aos planos das empresas para o Dia das Mães, Carolina Branchi, diretora de integração da Dinamize, listou seis estratégias digitais para alavancar as vendas em 2023.

Segmentação de leads

Entender o comportamento do público é vital para que uma campanha seja bem-sucedida. Com algumas configurações na sua loja virtual, é possível integrá-lo a ferramentas de automação de marketing que vão proporcionar análises das páginas navegadas pelos seus leads. A partir desses dados, as ações devem ser criadas com base nos conteúdos mais interessantes para sua audiência.

Recuperação de carrinhos abandonados

De acordo com dados da Forrester, apenas com os produtos abandonados no carrinho de compras há a perda de US$ 18 bilhões em receita anual. Para evitar dinheiro jogado fora, a melhor alternativa é criar envios automáticos de e-mail marketing ou de WhatsApp para levar os usuários de volta ao e-commerce para concluir a compra.

Leia também: Vale a pena investir em Marketing Conversacional? 

Personalização de campanha por e-mail

Ao personalizar e-mails, o conteúdo se torna mais relevante e atraente para os clientes. Isso também mostra que a marca entende as necessidades deles e está atenta aos seus interesses. Por isso, os e-mails orientados com dados obtidos em campanhas anteriores ou provenientes do próprio comportamento do contato, como a partir do lead tracking no site, proporcionam recomendações personalizadas de produtos e descontos específicos para cada consumidor.

Promoções que agregam valor e ações interessantesMais do que nunca, as pessoas estão buscando economizar. Então, é fundamental oferecer promoções como frete grátis, principalmente para clientes que não tinham o hábito da compra on-line. Afinal, esse não era um custo considerado em suas compras. Procure ainda cativar o seu público com criatividade, humor e entretenimento. Envolva-o agregando interatividade e personalidade à campanha do Dia das Mães; para isso, experimente explorar os mais diversos canais e mídias. Saiba quem são os potenciais clientes

Com o auxílio de uma plataforma de automação de marketing, é possível verificar quem está mais perto de se tornar cliente. Ao diferenciar o público, as ações feitas pela sua marca podem ser mais efetivas. Uma forma de fazer esse controle de engajamento é através do lead scoring, que consiste em atribuir pontos para cada interação dos contatos. Por exemplo: quem visualizou o envio de e-mail marketing ganha cinco pontos, quem clicou em um link ganha mais cinco etc.

Mantenha o público fidelizado

Consumidores satisfeitos podem se tornar "evangelizadores", fazendo mais pessoas seguirem sua marca. Esse tipo de engajamento pode funcionar de forma efetiva nas redes sociais. Além de motivá-los a atrair outras pessoas à sua loja, use os dados cadastrais que tiver deles para promover a aquisição de novos produtos. Incentivos como descontos e itens complementares podem funcionar. Se a sua lista ainda inclui clientes que não estão engajados com a marca, experimente sugerir produtos de valores mais baixos em relação aos adquiridos anteriormente por eles.

Saiba mais: Dia das Mães como estratégia para a fidelização de clientes

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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