Estratégias digitais: seis dicas para e-commerces alavancarem as vendas no Dia das Mães Bruno Mello 11 de maio de 2023

Estratégias digitais: seis dicas para e-commerces alavancarem as vendas no Dia das Mães

         

Carolina Branchi, diretora de integração da Dinamize, listou seis estratégias para alavancar as vendas em 2023

Estratégias digitais: seis dicas para e-commerces alavancarem as vendas no Dia das Mães
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Não é por acaso que o Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre para o comércio. A comparação encontra respaldo em números: no ano passado, o Dia das Mães foi responsável por expandir em 15% as vendas do e-commerce em comparação a 2021, chegando aos R$ 7 bilhões de faturamento e ao volume de pedidos de 14 milhões, de acordo com pesquisa da Neotrust.

Já entrando no aspecto das pequenas e médias empresas no canal digital, o segundo domingo do mês de maio movimentou R$ 142 milhões, crescimento de 6,8% em relação a 2021, segundo levantamento da Nuvemshop. É evidente que a ocasião oferece grandes chances de vendas para comerciantes de todos os tamanhos. No entanto, é preciso estar preparado para agarrar as oportunidades.

Pensando nas medidas que podem ser incorporadas aos planos das empresas para o Dia das Mães, Carolina Branchi, diretora de integração da Dinamize, listou seis estratégias digitais para alavancar as vendas em 2023.

Segmentação de leads

Entender o comportamento do público é vital para que uma campanha seja bem-sucedida. Com algumas configurações na sua loja virtual, é possível integrá-lo a ferramentas de automação de marketing que vão proporcionar análises das páginas navegadas pelos seus leads. A partir desses dados, as ações devem ser criadas com base nos conteúdos mais interessantes para sua audiência.

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Recuperação de carrinhos abandonados

De acordo com dados da Forrester, apenas com os produtos abandonados no carrinho de compras há a perda de US$ 18 bilhões em receita anual. Para evitar dinheiro jogado fora, a melhor alternativa é criar envios automáticos de e-mail marketing ou de WhatsApp para levar os usuários de volta ao e-commerce para concluir a compra.

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Personalização de campanha por e-mail

Ao personalizar e-mails, o conteúdo se torna mais relevante e atraente para os clientes. Isso também mostra que a marca entende as necessidades deles e está atenta aos seus interesses. Por isso, os e-mails orientados com dados obtidos em campanhas anteriores ou provenientes do próprio comportamento do contato, como a partir do lead tracking no site, proporcionam recomendações personalizadas de produtos e descontos específicos para cada consumidor.

Promoções que agregam valor e ações interessantes

Mais do que nunca, as pessoas estão buscando economizar. Então, é fundamental oferecer promoções como frete grátis, principalmente para clientes que não tinham o hábito da compra on-line. Afinal, esse não era um custo considerado em suas compras. Procure ainda cativar o seu público com criatividade, humor e entretenimento. Envolva-o agregando interatividade e personalidade à campanha do Dia das Mães; para isso, experimente explorar os mais diversos canais e mídias. 

Saiba quem são os potenciais clientes

Com o auxílio de uma plataforma de automação de marketing, é possível verificar quem está mais perto de se tornar cliente. Ao diferenciar o público, as ações feitas pela sua marca podem ser mais efetivas. Uma forma de fazer esse controle de engajamento é através do lead scoring, que consiste em atribuir pontos para cada interação dos contatos. Por exemplo: quem visualizou o envio de e-mail marketing ganha cinco pontos, quem clicou em um link ganha mais cinco etc.

Mantenha o público fidelizado

Consumidores satisfeitos podem se tornar “evangelizadores”, fazendo mais pessoas seguirem sua marca. Esse tipo de engajamento pode funcionar de forma efetiva nas redes sociais. Além de motivá-los a atrair outras pessoas à sua loja, use os dados cadastrais que tiver deles para promover a aquisição de novos produtos. Incentivos como descontos e itens complementares podem funcionar. Se a sua lista ainda inclui clientes que não estão engajados com a marca, experimente sugerir produtos de valores mais baixos em relação aos adquiridos anteriormente por eles.

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