MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Empresas de TI investem em IA Generativa e LLMs para reduzir a pegada de carbono

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

13 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Empresas de TI investem em IA Generativa e LLMs para reduzir a pegada de carbono
Empresas de TI investem em IA Generativa e LLMs para reduzir a pegada de carbono
Empresas de TI investem em IA Generativa e LLMs para reduzir a pegada de carbono

O tema sustentabilidade paira de modo crucial sob diversos braços de negócios, e com o TI não é diferente. Nesta cruzada, a tecnologia tem sido um grande diferencial para o setor: atualmente, 41% das organizações brasileiras utilizam IA generativa (IAG) e grandes modelos de linguagem (LLMs) em seus esforços ​​de TI sustentável, conforme apontam dados divulgados pela IBM no estudo "Sustentabilidade de TI na encruzilhada".

A análise mapeou os principais benefícios proporcionados pelo uso de soluções tecnológicas na frente sustentável. As organizações avaliadas demonstraram a redução da pegada de carbono, a otimização de recursos, a redução de resíduos e a eficiência energética como os mais notáveis avanços, classificados como resultados diretos da otimização do consumo energético.

Por outro lado, as ferramentas de IA e os modelos de linguagem também contribuem para a alta demanda energética. Pensando nisso, quase metade das organizações (45%) no país tomaram medidas para reduzir o impacto ambiental da IAG e dos LLMs em grande ou moderada medida. 56% das empresas avaliadas implementaram IA para Design Sustentável como medida para minimizar o impacto das aplicações.

Na avaliação de Carlos Tunes, líder de Sustentabilidade da IBM Brasil, embora a IA generativa possa ser um fator decisivo para alcançar operações de TI mais sustentáveis, impulsionar mudanças reais requer uma abordagem estratégica e sustentável. Em média, as organizações no país atribuem 15,5% dos custos de energia às operações de TI, mas só 23% estão integrando avaliações de sustentabilidade durante as etapas de concepção e planejamento de projetos. 

Outras descobertas

Ferramentas de nuvem híbrida e a virtualização dos servidores aparecem como as principais ações utilizadas pelas empresas no país para reduzir a pegada de carbono de suas operações de tecnologia (70%). Outras ações incluem configurações para gerenciar a energia dos dispositivos (57%), a implementação de hardware de baixo consumo de energia (55%) e o uso de fontes de energia renováveis ​​nos centros de dados (48%).

O estudo produzido pela IBM aponta que quase um quarto das empresas no Brasil (23%) está aproveitando soluções de nuvem híbrida para melhorar significativamente a sustentabilidade e a eficiência energética das operações de TI. De modo geral, 27% delas relatam um impacto geral positivo na sustentabilidade de TI.

A avaliação também detectou a distribuição de incentivos financeiros para a adoção de iniciativas de sustentabilidade de TI. No Brasil, 50% das companhias recebem – ou já receberam – incentivos como descontos e créditos fiscais para adotar práticas mais conscientes no setor.

Com efeito, 73% das organizações presentes no país disseram que a implementação de iniciativas de sustentabilidade de TI obteve impacto positivo ou significativo na eficiência operacional. A implementação dessas iniciativas no último ano gerou uma economia de 22% nos custos gerais de energia de TI, 30,5% menos consumo de energia de TI e uma redução de 16,5% na pegada de carbono de TI.

Leia também: 55% dos profissionais já utilizam ferramentas aprimoradas por IA

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme