Mais da metade dos profissionais globais (55%) já fazem uso de ferramentas aprimoradas por inteligência artificial (IA) em suas atividades diárias, com destaque para os departamentos de Tecnologia da Informação (TI) e Marketing, conforme apontam dados divulgados no relatório “Report Global de IA no Ambiente de Trabalho”, elaborado pela Freshworks e traduzido no Brasil pela Nortrez.
Utilizando a produtividade como base para medir o impacto, empresas vêm explorando os benefícios da IA para otimizar suas operações. O relatório aponta que os funcionários que utilizam a tecnologia relatam uma redução substancial em suas cargas de trabalho, possibilitando maior foco em demandas decisivas.
Conduzida com mais de sete mil funcionários em todo o mundo, a pesquisa indica o aguardado e significativo avanço da IA em diversas áreas empresariais. Os participantes da pesquisa associaram a ampliação do uso da tecnologia a ganhos significativos de produtividade, indicando uma economia média de até 24 dias úteis por ano na carga de trabalho.
A expansão foi identificada, principalmente, no setor de TI, onde 85% dos profissionais utilizam a IA semanalmente. Para acompanhar o avanço, mais de 70% dos entrevistados confirmaram a tendência de busca por instrução para aprimorar ou adquirir habilidades nessa área. A medida é vista como crucial para a preservação da competitividade do currículo.
Na avaliação de Alexandre Schio, CEO da Nortrez, a inteligência artificial tem se consolidado como uma grande aliada no ambiente corporativo. Ele pontuou que o alto índice de adesão em setores como TI reflete a confiança dos especialistas na capacidade da ferramenta em agregar valor às suas funções.
Leia também: Como a Inteligência Artificial está potencializando o real time Marketing
COMPARTILHAR ESSE POST