A influência da inteligência artificial (IA) tem sido pauta de discussões em inúmeros setores do mercado, tornando claro o impacto que recursos de inteligência generativa e conversacional, por exemplo, têm em diferentes decisões de negócio. No marketing contemporâneo, a adaptação ao uso de tecnologias emergentes é mais do que um desafio, mas também uma oportunidade, já que sinaliza a possibilidade de otimizar tempo, tomar decisões mais assertivas e direcionar esforços para as campanhas e públicos corretos.
Mas em meio a tantas tecnologias com potencial de transformar a forma como o setor opera, como determinar o investimento necessário para cada uma delas, e direcionar esforços para o que realmente importa? Ao contrário do que se pensa, a resposta está na análise cautelosa dos objetivos para essa adoção, ao invés da euforia pelos benefícios trazidos pela tecnologia. Os achados são do relatório Marketing Pulse, um raio-x das principais tendências para o marketing do futuro elaborado pelo Zoho Marketing Plus em parceria com o Drops.
No relatório, lideranças de marketing de grandes empresas como Unilever, Zoho Brasil Mercado Bitcoin e Sem Parar elencam insights sobre as grandes tendências que estão moldando o futuro do setor e que devem atrair a atenção de profissionais de marketing daqui em diante. Os especialistas chegam ao consenso de que o investimento em recursos como IA, especialmente quando voltados à automação, serão o pilar central das estratégias de marketing e devem concentrar boa parte dos esforços do setor no curto prazo.
O ponto de atenção, porém, está no uso apropriado dessas tecnologias, pois o investimento em IA para automação e tarefas como criação de campanhas monitoramento de indicadores e personalização da comunicação deve ser feito em etapas e em caráter experimental.
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A tecnologia como ponto central do marketing
De acordo com os especialistas, a adoção tecnológica é, em boa medida, o fio condutor das estratégias de marketing do futuro, mas destacam que o atributo humano e a compreensão de que este será o ponto de conexão com diferentes audiências não devem ser deixados de lado.
Apostar na automação para eliminação de tarefas repetitivas é uma das principais tendências apontadas pelos líderes de marketing no radar Marketing Pulse. Em consenso, eles afirmam que será cada vez mais comum que seja deixado de lado o tempo gasto com processos operacionais e pouco estratégicos. Com a automação sendo utilizada em larga escala, profissionais de marketing tendem a ter mais tempo para decisões complexas, enquanto ações como criação de orçamentos e monitoramento de campanhas ficarão a cargo da tecnologia.
O marketing encara também o desafio da unificação. Nesse cenário, saber transmitir a mensagem correta torna-se essencial para toda e qualquer estratégia futura, mas isso não basta: para atingir o público-alvo de maneira assertiva, é preciso estar onde ele está — muitas vezes em mais de um local. Nesse sentido, a abordagem omnichannel é indispensável, e ela deve ser fluida e contínua, concentrando uma única mensagem em múltiplos canais.
Para superar esse desafio, uma das principais tendências para o marketing do futuro, é o uso ferramentas de inteligência conversacional. Com elas, a jornada do cliente se torna fluída, simples e cada vez mais personalizada — ainda que em diferentes canais.
Outros insights como a criação de uma cultura data-driven, ou seja, de tomada de decisões orientada por dados, e a ascensão de canais de mídia proprietária também foram destaques do Marketing Pulse.
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