O primeiro semestre de 2023 foi positivo para o e-commerce nacional e confirmou a tendência de crescimento observada nos últimos dois anos. Durante o período, as vendas no comércio eletrônico alcançaram a marca de R$ 80,4 bilhões, um aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Ao todo, as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro no ano passado atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões e revelaram o crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 460,00 por cliente.
Considerando a tendência de crescimento, a expectativa é que as vendas no e-commerce atinjam a marca de R$ 185,7 bilhões até o final deste ano, impulsionadas, principalmente, por segmentos como eletrodomésticos, moda, alimentos e bebidas, eletrônicos, telefonia, casa e decoração, e informática.
Para Maurício Salvador, presidente da, ABComm, a eventual concretização da projeção poderá ser explicada pela queda dos juros, da inflação, entre outros indicadores econômicos cruciais para a performance do comércio, bem como datas importantes para o segundo semestre, como a Black Friday e o Natal.
Cabe ressaltar que, a pouco menos de três meses para a Black Friday, 26% dos consumidores já estão fazendo pesquisas pelos produtos de seu interesse, e por isso, os e-commerces devem começar, desde já, a se preparar para atender as demandas características da data.Leia também: E-commerce se fortalece como hábito de compra do brasileiro
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