MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Drones conquistam espaço como soluções de delivery ágil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

30 de abr. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Entregas rápidas configuram um importante motivo pelo qual 49% dos brasileiros escolhem uma marca no e-commerce. O dado, divulgado pela PwC em 2021, ecoa até hoje nas práticas de grandes varejistas digitais e é uma justificativa para o aumento do uso de drones nas linhas de entrega – um mercado que deve movimentar US$ 18,65 bilhões de dólares até 2028, de acordo com a Emeng Research.

Na semana passada, o Walmart anunciou o início das entregas com drones no estado do Texas, Estados Unidos. Por lá, os aparelhos operam todos os dias, das 10h às 18h, levando produtos de até 1 kg a destinos localizados em um raio de 6,4 km das unidades Walmart participantes.

A novidade expande o serviço de entregas via drone da Walmart, iniciado em 2020 e disponível em outros estados, como Flórida e Arizona. Além disso, a medida engrossa a cada vez mais expressiva lista de empresas que apostam na ferramenta para reduzir os tempos de entregas mundo afora.

Entregas por drones são testadas no Brasil No país, o iFood foi a primeira empresa a ganhar a autorização da Agência Nacional de Aviação (Anac) para realizar entregas com drones, em parceria com a Speedbird Aero. A autorização deu início a uma fase de testes de deliveries aéreos limitados à área do Shopping Iguatemi Campinas, onde a empresa operou por dois meses antes de descontinuar o projeto.

Atualmente, o desenvolvimento do programa de entregas via drone do iFood acontece em Sergipe. Por lá, a empresa estabeleceu uma rota de entregas intermunicipais entre a capital, Aracaju, e a cidade de Barra dos Coqueiros, separadas por cerca de 3 km de distância.

A escolha do local considerou os desafios geográficos impostos às entregas terrestres.  Segundo o iFood, a entrega de pedidos na cidade exigia que os motoboys atravessassem um coqueiral e um rio, ocasionando um tempo elevado de espera por causa do trânsito carregado na única ponte de acesso à cidade – barreiras contornadas por vias aéreas.

Vencidos os obstáculos, os aparelhos seguem para um ponto de coleta onde o pedido é deixado para ser adquirido por um motoboy que, então, conduz a parte final da entrega. A linha de entregas conta com a participação de marcas como McDonald’s e Madero.

A expertise da Amazon 

Desde 2013, a Amazon também se notabiliza pela oferta de entregas feitas por drones em duas cidades nos Estados Unidos. Para receber a “encomenda voadora”, no entanto, os clientes precisam cumprir alguns critérios de entrega. Primeiro, é preciso selecionar um produto elegível para a entrega via drone. Depois, os consumidores precisam selecionar a opção de entrega “hoje: em menos de uma hora”.

Já as regras para o pouso do aparelho variam de acordo com o tipo de moradia do consumidor. Moradores de residências comuns devem estabelecer um local específico para a descida do aparelho, verificado por um marcador. A Amazon solicita o aparo da grama ao redor do ponto de pouso e recomenda que pessoas, animais de estimação e objetos estejam a pelo menos 5 metros de distância do ponto de entrega.

O processo de recebimento é um pouco mais simples aos moradores de apartamentos. Neste caso, após receber a notificação do item entregue, o consumidor deve se dirigir à área de entrega de drones do prédio, utilizar o código de acesso do portão fornecido anteriormente para entrar na área e coletar o pacote.

Leia também: Zé Delivery realiza novos testes de entregas com drones no RJ

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme