MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Diversão ou ganho financeiro: por que os brasileiros apostam em esportes?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

13 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Amplamente associadas ao universo esportivo – em especial, ao futebol – as casas de apostas ganham destaque e ocupam o centro de discussões sobre Marketing, regulamentação e saúde dos apostadores. Por outro lado, pouco se fala sobre os motivos que levam uma pessoa a apostar em eventos específicos. 

Pensando nisso, a HSR Specialist Researchers avaliou o impacto emocional das bets através das emoções despertadas durante os processos que envolvem as apostas para identificar gatilhos de prazer e recompensa que, por si só, fazem com que 76% dos apostadores mantenham uma frequência semanal de jogos.

Naturalmente, a possibilidade de ganhar dinheiro aparece como um dos motivadores principais. O outro fator identificado pela pesquisa é a noção de diversão proporcionada pelas bets. O magnetismo destes eixos de atração apresentam variações distintas quando seus efeitos são avaliados em apostadores pertencentes a gerações diferentes.

Entre os Millennials, a busca por diversão acompanhada por retornos financeiros rápidos coexiste. Já a Geração Z ignora o fator entretenimento e se interessa exclusivamente pela ideia de faturamento. Por outro lado, a Geração X vê as apostas como uma diversão de baixo custo, enquanto a Geração BB vê nas bets uma oportunidade de socialização.

“Bet” e o impacto da comunicação

Poucas casas de apostas ignoram o poder do termo “bet” como um call to action enraizado em sua construção de marca. Questionados sobre a primeira empresa que vem à cabeça quando o assunto é aposta esportiva, os entrevistados citaram 44 marcas, com 30 delas trazendo o termo ‘BET’ no nome.

Recortando a amostra, a HSR exibiu aos participantes da pesquisa filmes publicitários produzidos por duas das três marcas mais citadas pelos entrevistados na questão anterior. Suas reações foram monitoradas pela tecnologia Heart.AI, que mapeou e classificou os padrões emocionais de apostadores de diferentes gerações;

O estudo aponta que a alegria foi o sentimento predominante entre os membros da Geração Z expostos aos filmes. No entanto, a ferramenta não identificou níveis significativos de surpresa e encantamento – o que indica a falta de criatividade de dois dos principais players do mercado e, consequentemente, não gera engajamento entre os zoomers.

Em contrapartida, o encantamento foi mapeado nas reações dos Millennials. Na avaliação da HSR, isto indica que esta geração se conecta emocionalmente de maneira mais forte com o conteúdo apresentado pelas casas de apostas. Curiosamente, o encantamento gerado pelo segundo filme foi ligeiramente inferior em comparação ao primeiro.

Já as reações da Geração X e dos Baby Boomers foi a mesma: ambos os grupos prestaram bastante atenção a ambos os filmes, mas, mesmo assim, as peças não despertaram encantamento suficiente para gerar engajamento – resultado compatível com as motivações que levam os membros destas gerações ao mercado de apostas.

Recomendações para marcas do setor

Entendendo as reações dos grupos expostos às publicidades, a HSR sugeriu quatro dicas às marcas presentes no setor de bets. A primeira delas, “comunicar além do ganho financeiro”, sugere que as casas de apostas devem procurar formas de estimular outros gatilhos – como diversão e socialização – em suas campanhas de Marketing.

“Olhar para outros esportes” é a segunda recomendação. Embora o futebol permaneça como a modalidade predominante no mercado nacional, esportes como o basquete e o futebol americano crescem no país. Ao explorarem outras ligas, as casas de apostas podem encontrar novas oportunidades de engajamento e ampliar sua base de usuários.

A terceira dica, “escolha de influenciadores”, já é aplicada pela maioria dos principais players do mercado nacional. Entretanto, pensando na recomendação descrita pela segunda dica, marcas fariam bem em variar, de forma criteriosa, o time de influencers para dialogar com os fãs de diferentes modalidades.

A dica final se resume a criação de “campanhas segmentadas”. A HSR recomenda que as marcas vão além de uma abordagem única, fazendo uso de diferentes criativos para atingir segmentos específicos, cada um abordando as motivações e interesses identificados na pesquisa.

Leia também: Como fazer Marketing digital para bets?

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme